.

DEFESA DE TESE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA UFMG – VICTOR NIKOLAUS BISTRITZKI

No dia 15 de Setembro de 2021 aconteceu a defesa de tese do discente Victor Nikolaus Bistritzki do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica da UFMG.

O objetivo da tese foi a utilização de um método de caso extenso para investigar um projeto de desenvolvimento de protótipo de célula de combustível para investigar como as práticas organizacionais emergem da incerteza para se envolver com eventos imprevistos e como esse envolvimento estimula o desenvolvimento de competências.

Contribuições acadêmicas

O trabalho compreende uma contribuição empírica e teórica. A contribuição empírica se reflete na centralização das práticas organizacionais para lidar com as incertezas nos processos de inovação e como elas podem ser uma fonte de desenvolvimento de competências.
A contribuição teórica está na incorporação da teoria da prática à teoria do processo de inovação. Ao centralizar as práticas no processo de inovação,  o aluno tenta unir essas teorias e dar-lhes substância por meio dos conceitos de complexidade e dualidade. Esta contribuição teórica fornece uma nova maneira de abordar a pesquisa do processo de inovação.

Aprendizados durante o doutorado

O aluno relata que as diversas disciplinas foram essenciais para sua pesquisa em estudos de inovação. As referências textuais foram importantes para o desenvolvimento e para a qualidade do seu projeto. Além disso, as discussões que surgiram nas disciplinas foram de grande ajuda para o desenvolvimento da sua tese. Os professores sempre foram de grande ajuda para dar feedback e estimular discussões.

Agradecimentos

O programa PPGIT é um programa altamente interdisciplinar e profissional. Estudantes internacionais como eu são muito bem-vindos e estão sendo apoiados para integrá-los rapidamente ao programa. Os estudos de inovação interdisciplinares são altamente complexos à medida que diferentes mundos se chocam. Engenharia, administração, química, direito ou psicologia utilizam diferentes abordagens, ontologias e métodos de pesquisa. Integrar esses estudos é um desafio, mas o programa PPGIT fornece a competência e a iniciativa para fazê-lo. Diversas áreas do conhecimento interagem em um ambiente que permite a interação entre diferentes tipos de estudos. Este é um desafio, pois cada área está acostumada com suas próprias metodologias de pesquisa. O programa amplia as possibilidades e incentiva a colaboração.

 

 

Victor Nikolaus Bistritzki

Discente do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica – UFMG