Ciência e inovação nascidas na UFMG chegam ao mercado para resolver um problema que afeta 650 milhões de pessoas no mundo
O PPGIT celebra o lançamento do Acnano BlueActive, desenvolvido em parceria pelo grupo de pesquisa liderado pelo Prof. Luiz Carlos Alves Oliveira (PPGIT), a Nanonib Nanotecnologia e Inovação em Nióbio (BH-TEC) e a YEVA Cosmétiques.
Este lançamento reflete a maturidade do ecossistema de inovação da UFMG, conectando a produção científica da universidade com o mercado através de estruturas como a CTIT na transferência de tecnologia, o BH-TEC no apoio às spin-offs e a Fundep nos acordos universidade-empresa .
O lançamento foi realizado na reitoria, com a presença da reitora Profa. Sandra Goulart Almeida, membros do departamento de Química, Profa. Cinthia Castro, Prof. Jadson Belchior e Prof. Arilza além da diretoria da YEVA e da equipe científica da Nanonib, incluindo Dr. Joel Passos e Dra. Poliane Chagas. Também estiveram presentes a Prof. Juliana Crepalde (CTIT) e o Prof. Marco Crocco -BH-TEC, ambos orientadores no PPGIT .
O Acnano, um produto antiacne à base de moléculas de nióbio, utiliza a nanotecnologia patenteada BlueActive. Esta inovação exemplifica como o conhecimento acadêmico científico pode resolver problemas reais e impactar a sociedade .
O lançamento celebra a parceria com a spin-off FabNS, que tem contribuído com análises usando o nanoscópio Porto (inovação da UFMG), uma ferramenta inédita que vem apoiando tecnologias igualmente inovadoras . Joel Passos destaca: “essa integração tecnológica é um exemplo de como novas ferramentas permitem avanços significativos em tecnologias emergentes,” inovação gerando mais inovações ✨.
Segundo um estudo de inteligência de patentes dos alunos do PPGIT, liderados pelo Prof. Marcelo Speziali, a acne é a condição dermatológica mais prevalente globalmente, afetando cerca de 10% da população mundial e gerando despesas econômicas significativas . Em 2021, o mercado de tratamento da acne foi avaliado em US$10 bilhões, com projeções de crescimento para mais de US$17 bilhões até 2030 (Statista, 2024) .
Leia mais em: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/tecnologia-inedita-de-combate-a-acne-desenvolvida-pela-ufmg-chega-ao-mercado
Luiz Oliveira: descobertas no início da pesquisa revelaram ação microbiológica do nióbio
Foto: Jebs Lima | UFMG
Linha de cosméticos Acnano BlueActive é composta de cinco produtos
Foto: Jebs Lima | UFMG