Comunicado sobre o adiamento da 21ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha

Por Polo Jequitinhonha em

Prezados artesãos do Vale do Jequitinhonha, municípios da região, comunidade universitária da UFMG e região metropolitana de Belo Horizonte,

Em função da epidemia do coronavírus e das medidas de distanciamento social, o Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha e a Diretoria de Ação Cultural comunicam o adiamento da XXI Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha. A feira consiste em um importante evento que, desde 2000, celebra a riqueza cultural e a vasta tradição do artesanato no Vale do Jequitinhonha, ocorrendo anualmente em maio, no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais, e congregando artesãos de mais de 23 municípios.

Lamentamos muito tomar essa medida, mas, adiamos a feira atendendo recomendações do Ministério da Saúde e das autoridades de saúde de Minas Gerais e de Belo Horizonte. Sabemos o quanto essa Feira é importante para os artesãos, os agricultores e suas famílias, para toda a UFMG e população da região metropolitana de Belo Horizonte.

A feira voltará a acontecer quando as condições relativas à superação da pandemia assim permitirem.

Visando diminuir os impactos econômicos da pandemia na vida dos artesãos, o Programa Polo irá realizar duas novas ações nos próximos meses: a Mostra Virtual dos Artesãos do Vale do Jequitinhonha, com a divulgação periódica dos trabalhos de artesãos e associações de artesanato da região em nossos canais digitais, e a série de vídeos Tutorial Polo de Internet para Artesanato, com pílulas pensadas para capacitar os artesãos acerca de sua presença online e das capacidades de realizar a venda de produtos pela internet.

Desejamos a todos saúde e forças nesse momento tão delicado.

Com carinho,

Maria das Dores Pimentel Nogueira e Sergio Diniz