Mostra Virtual: Artesã Selma Quaresma de Jequitinhonha-MG

Por Laura Melo em

Mostra Virtual dos Artesãos do Vale do Jequitinhonha

Telefone: (33) 99903-1537

Quando era pequena, Selma Quaresma de Souza Mattos, fazia pelotas com o barro que retirava das margens de uma lagoa na fazendo córrego da Lapa, em Jequitinhonha, onde morava. Com folhas secas, ela improvisava um forno para “queimar” o barro, que ganhava uma coloração esbranquiçada. Depois de tanto trabalho, ela guerreava com outras crianças e sua munição eram as bolas de barro. Selma não poderia imaginar que do barro ela tiraria o próprio sustento.

“Sempre gostei de artesanato. Estudei pintura quando estudava no Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Belo Horizonte, mas minha preferência era pelas esculturas. Trabalhei com papel machê e inventei muito material para modelar, até misturar massa de pão com cola eu já fiz”, lembra. Mas, quando jovem, ela seguiu outros caminhos. Casou-se, teve dois filhos, estudou Direito e exerceu a advocacia por dez anos. Um dia, ela “largou tudo” e decidiu apostar no próprio prazer. 

Desde então, Selma Quaresma não parou mais. As encomendas cresceram e ela diversificou a produção. Embrenhou-se pelo universo das bijuterias de argila, baseadas nas jóias utilizadas pelos portugueses. “Engraçado é que grande parte das peças são pelotinhas de barro, como as que eu fazia quando criança”, diverte-se a artesã.

Depois das bijuterias vieram as esculturas de bonecas, todas inspiradas em mulheres do Vale do Jequitinhonha. Ela foi buscar inspiração nos álbuns de fotos de família e pegou muitos elementos emprestados de suas antepassadas. “Minhas bonecas sempre carregam um cacho de flor como faziam as mulheres da região quando iam às festas maravilhosas realizadas aqui.”

Pelas bonecas, santos, bijuterias e outras peças abstratas, o atelier de Selma, em Jequitinhonha, é procurado por turistas e amigos. “Graças a Deus, ninguém deixa de levar um produto que seja”, comemora a artesã.

Selma Quaresma garante que não se arrepende da decisão de largar a advocacia para viver do artesanato, porque está mais feliz e é reconhecida por seu trabalho.

Se interessou pelo trabalho da artista? Entre em contato:

Telefone: (33) 99903-1537

Artesanato.Fotos das peças de artesanato. Fotos: Acervo pessoal da artista.

Vídeo | Vídeo


Compartilhe!