Festa do Rosário tem 189ª edição durante a pandemia

Por Polo Jequitinhonha em

Irmandade do Rosário adapta a programação da popular Festa do Rosário dos Homens Pretos durante a pandemia.

Celebrada anualmente em meados de outubro, a tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos é um dos acontecimentos mais esperados na cidade de Chapada do Norte, na qual acontece há mais de 180 anos. Desta vez, devido à pandemia de coronavírus o evento precisou ser adaptado, sem deixar, porém, seus rituais característicos.

Desde o início das ações de combate à Covid-19 os membros da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, responsáveis pela realização da festa, buscaram alternativas para que a Festa pudesse ocorrer com segurança. 

O novo contexto impactou diretamente nos processos relacionados ao evento, os quais permaneciam iguais até então – tendo em vista que a festa é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha). Em virtude disso, rituais que ocorrem tradicionalmente no primeiro semestre do ano (como a Retirada de Esmolas para o Rei no domingo de Páscoa e a Retirada de Esmolas para a Rainha na quinta-feira de Corpus Christi) não puderam acontecer.


Tradição. Membros da congada leva bandeira na celebração.
Foto: Iepha-MG.

Um dos desafios enfrentados pela organização era o fato de a festividade ser composta por vários momentos que geram aglomeração de chapadenses e visitantes. Dentre eles estão ritos como a Busca da Santa no Córrego do Rosário, a Bênção e distribuição do Angu, a Lavação da Igreja, Procissão, Coroação e Reinado, partes importantes do patrimônio cultural imaterial que é a festa.

Além disso, conforme relata Maurício Costa, membro da Irmandade do Rosário, o evento envolve todas as pastorais, grupos, Ministérios de Louvores e corais da Paróquia Santa Cruz, e também os Tamborzeiros, Congadas, Banda Filarmônica Santa Cruz, e voluntários locais.

Assim, seguindo a nova programação de 2020, as novenas e a missa da festa foram transmitidas virtualmente pelas redes sociais da Paróquia Santa Cruz. Já os atos como o Meio Dia das Novenas, Meio Dia da Festa, Buscada da Santa, Levantamento do Mastro e Procissão da Imagem de Nossa Senhora do Rosário pelas ruas da cidade foram realizados simbolicamente.

Por Bárbara Ribeiro e Dayanne Goulart


Compartilhe!