Projeto “Mídias Quilombolas” realizou oficina de fanzine no Vale do Jequitinhonha em agosto de 2022.

Por Giovanna Ribeiro em

O projeto “Comunicação e Juventude Quilombola no Vale do Jequitinhonha: identidade, memória e autonomia”, realizou entre os dias 24 a 28 de agosto de 2022, a segunda oficina programada com o tema: fanzine (produção de livreto) com os jovens quilombolas, nos municípios de Berilo, Chapada do Norte e Francisco Badaró. O projeto recebeu carinhosamente o apelido de “Mídias Quilombolas” e tem como objetivo promover a capacitação comunicativa de jovens quilombolas, visando ampliar sua competência para desenvolver iniciativas relacionadas com a afirmação da identidade quilombola, preservação da memória de suas comunidades e autonomia narrativa acerca de si e dos seus coletivos. O “Mídias Quilombolas” está vinculado ao Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha e faz parte de um dos projetos vigentes do Programa.

As oficinas aconteceram de maneira presencial nas comunidades durando cerca de 7 horas com intervalos para lanches e almoço. No dia 25 de agosto foi realizada na comunidade de Mocó dos Pretos, Berilo; dia 26 de agosto a equipe se dividiu e as oficinas foram ministradas a em Santo Izidoro, Berilo, e São João Marques, Chapada do Norte; dia 27 de agosto as últimas oficinas aconteceram em Tocoiós, Francisco Badaró, e em Moça Santa, Chapada do Norte. A oficina de fanzine teve sua programação da seguinte maneira:

Na parte da manhã foi apresentado a técnica da colagem, a fim dos jovens utilizarem na atividade inicial proposta:o mural de “pistas sobre mim”. Além disso, as fotografias tiradas por eles foram levadas para serem entregues e poderiam ser utilizadas no mural. Houve, também, um momento de degustação das zines levadas pela equipe que fizeram a  introdução do tema da oficina, como também o tema e o título do fanzine, produzido pelos jovens.

Na parte da tarde, foi o momento para a confecção do fanzine e das capas, primeiro:  houve uma demonstração de técnicas que foram utilizadas como: cópia com carbono e papel vegetal, a frotagem e o stencil – para as capas -. Após a demonstração, os jovens produziram a(s) sua(s) página(s) com os materiais levados pela equipe: lápis, cola, revistas, fotografias, canetinhas, carbono, tintas, lápis de cor, etc.   A produção das capas com a impressão no stencil foi a última parte da oficina.  O título foi escolhido por eles no período matutino:

• “Cada pedaço de nós” – Comunidade Mocó dos Pretos – Berilo;
  • “Olhares Quilombolas OlhaQui” – Comunidade Santo Izidoro – Berilo;
  • “Luzes de São João” – Comunidade São João Marques – Chapada do Norte;
  • “Nação Quilombola” – Comunidade Tocoiós – Francisco Badaró;
  • “Quilombo Moça – Cuba” – Comunidade Moça Santa – Chapada do Norte.

A proposta da oficina foi a confecção de um fanzine por comunidade, no qual os jovens fizeram pelo menos uma página sobre o tema escolhido por eles. Assim, a parte da montagem da boneca, encadernação e impressão dos fanzines ficou sob a responsabilidade da equipe do projeto, tendo em vista que não teria como fazer em tempo hábil durante a oficina. Destarte, na próxima e última oficina serão entregues para cada jovem um fanzine confeccionado por todos, como o produto final.  Logo, é importante salientar que a oficina de fanzine é uma continuação da prática de fotografia, realizada no encontro anterior, ambas objetivando a afirmação das  identidades de jovens quilombolas,  a autonomia em suas narrativas, além da preservação da memória da comunidade.

Foto 1: Oficina em Santo Izidoro, Berilo.
Foto 2: Oficina em Tocoiós, Francisco Badaró.
Foto 3: Oficina em Mocó dos Pretos, Berilo.
Foto 4: Oficina em Santo Izidoro, Berilo