Projeto “Mídias Quilombolas” realizou a última oficina de podcast no Vale do Jequitinhonha em novembro de 2022

Por Giovanna Ribeiro em

O projeto “Comunicação e Juventude Quilombola no Vale do Jequitinhonha: identidade, memória e autonomia”, realizou nos dias 04 e 05 de novembro de 2022, a terceira e última oficina programada com o tema: podcast com os jovens quilombolas, nos municípios de Berilo, Chapada do Norte e Francisco Badaró. As oficinas que estavam programadas para a comunidade de Mocó dos Pretos no dia 03 de novembro e em Moça Santa no dia 05 de novembro tiveram de ser remarcadas, devido ao volume de chuvas na região.

O projeto recebeu carinhosamente o apelido de “Mídias Quilombolas” e tem como objetivo promover a capacitação comunicativa de jovens quilombolas, visando ampliar sua competência para desenvolver iniciativas relacionadas com a afirmação de suas identidades, preservação da memória de suas comunidades e de uma autonomia narrativa individual e coletiva e. O “Mídias Quilombolas” está vinculado ao Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha e faz parte de um dos projetos vigentes do Programa.

Assim, as oficinas aconteceram no dia 04 de novembro na comunidade Santo Izidoro – Berilo, de 8:00 às 16:00; e no dia 05 de novembro em Tocoiós de Minas – Badaró, com os jovens da comunidade e de São João Marques e São João Piteiras, do município de Chapada do Norte, de 9:00 às 16:00. A oficina teve a programação da seguinte maneira:

Na parte da manhã iniciou com um café da manhã, entrega das zines, uma roda de conversa a fim de introduzir o assunto e discutir a ideia dos pilares do projeto: memória, identidade e autonomia. Após essa roda conversa, aconteceu o jogo da memória de sons que consistiu na divisão de grupos com o nome de algum som (escolhido por eles). Seguindo a programação, após o jogo de memória dos sons houve a divisão de grupo com no máximo 5 pessoas para elaboração do roteiro do programa que foi gravado na parte da tarde. Após o roteiro finalizado, aconteceu uma pausa para o almoço de 1 hora.

Na parte da tarde, para exercício de locução, dicas de entonação, foi realizada uma dinâmica com um balão que estava pendurado e dentro dele havia balas com diversas frases, as quais seriam lidas por eles. Não foram todos os alunos que participaram da dinâmica, após isso, foi pensado e gravado uma vinheta para o podcast e, em seguida, os grupos já divididos na parte da manhã foram realizar as gravações, de acordo com o roteiro produzido. Por fim, com todos os áudios gravados, os jovens retornaram para o local central, onde foi realizado o encerramento no projeto, no qual eles responderam a uma ficha avaliativa e receberam o certificado. Após a entrega dos certificados foi preparado um lanche para todos.

A proposta da oficina foi a realização de um podcast por comunidade com o nome do respectivo fanzine.  Durante a  atividade, foi pensado  em coletivo todo o conceito de podcast, instrução e dicas de como gravar e entonação. Foi acordado que a edição dos programas seria realizada pelos bolsistas em Belo Horizonte, devido ao tempo curto disponível durante a oficina.

Foto 1: Oficina em Santo Izidoro.

Foto 2: Equipe e participantes da oficina em Santo Izidoro.

Foto 3: Oficina em Tocoiós de Minas.

Foto 4: Equipe completa e jovens quilombolas em Tocoiós de Minas.