O objetivo da II Mostra, organizada pela PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS como parte das atividades da Semana do Conhecimento, foi demonstrar ao público presente e a toda sociedade o resultado das pesquisas de 36 trabalhos que participaram das chamadas PRAE 2017 e receberam financiamento para executarem seus projetos.

Os trabalhos de diversas áreas do conhecimento revelaram o auto grau de comprometimento dos alunos ao desenvolverem seus projetos.

A aluna Sofia Sepúlveda ficou muito satisfeita com a execução do seu projeto. Para ela o Projeto “tem grande relevância para sociedade, pois desenvolvemos uma interface para traduzir para os cegos uma série de objetos como quadros, gráficos, incluindo figuras estáticas e dinâmicas” de maneira que os deficientes visuais possam acompanhar uma exposição museográfica com mais autonomia”. A áudio descrição também pode ser aplicada com grande sucesso em ambientes educacionais e de info entretenimento.

As alunas Juliana Hermsdorf e Rita Davis, ambas da Escola de Arquitetura entenderam que ajudar as mulheres das comunidades carentes a aprenderem como se constrói uma casa poderia ser um diferencial sócio econômico muito importante para essa população. Através do projeto Trocas de Saberes – Feminismo além dos muros acadêmicos, elas puderam empoderar uma comunidade de mulheres em Belo Horizonte que agora dominam também mais uma atividade que até então era tipicamente dominada pelo universo masculino. Daí a grande relevância social do trabalho.

Os alunos do grupo de pesquisa Milhagem UFMG se dedicaram a pesquisar e a desenvolver um carro capaz de trafegar 166 km com apenas 1 litro de gasolina. O objetivo do projeto era desenvolver um carro com capacidade de se manter com a maior quilometragem possível de maneira autônoma.

Para o PRÓ-REITOR prof. Tarcísio Mauro Vago, a II Mostra de Trabalhos foi “mais uma demonstração do Protagonismo Juvenil desenvolvido pelos alunos de graduação, da instituição. Protagonismo que marca a trajetória acadêmica e profissional dos alunos e também a história da PRO-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS”.

Esses foram alguns exemplos presentes na II Mostra de Trabalhos PRAE da Semana do Conhecimento. Conheça nos links abaixo os demais trabalhos desenvolvidos pelos alunos da UFMG e financiados pela PRAE no ano de 2017.

Projetos Financiados em 2017 – Ações Afirmativas
Projetos Financiados em 2017 – Projetos Estudantis