A UFMG vem experimentando um contínuo alargamento do acesso de novos estudantes aos seus cursos. Muitos deles antes raramente incluídos na educação superior em nosso País. Cada vez mais, a UFMG torna-se lugar de sociabilidade de pessoas de uma diversa e muita rica experiência cultural, com valores e horizontes de expectativas também plurais. Aproveitar toda essa potência é o que de melhor podemos fazer..

Realizar uma política para garantir o direito social de estudantes à Universidade é uma resposta necessária e socialmente comprometida com as novas circunstâncias que envolvem a UFMG. Enfim, direito à Educação Superior que temos responsabilidade de realizar.

A política de Ações Afirmativas assume particular importância propondo o desenvolvimento de um conjunto articulado de práticas acadêmicas de acolhimento, atenção e apoio aos estudantes em suas necessidades para aproveitar e enriquecer sua permanência na UFMG, fruindo e usufruindo de uma rica vida universitária.

Um dos objetivos do Programa é o fortalecimento do vínculo de nossos estudantes com a UFMG, contribuindo para expandir seu desenvolvimento pessoal e acadêmico. Outro, é o de ampliar sua potencialidade para realizar as exigências postas pelos cursos, do início à conclusão de sua formação universitária.

Se garantir as necessidades básicas de ‘sobrevivência’ de nossos estudantes é dever da Universidade, cuidar também das necessidades de sua formação acadêmica é outro de seus desafios. A UFMG não pode lhes faltar: expandir e aprimorar os cuidados com a vida acadêmica de seus estudantes é essencial, tão ou mais que a assistência material.

Não se trata apenas de preocupar-se com a sua desenvoltura acadêmica, ainda que esta seja uma ação por demais necessária. Trata-se de ir além, realizando um esforço para envolver o/a estudante em um enriquecimento permanente de sua formação cultural.

Ainda, cuidar do acompanhamento e do apoio ao estudante em sua singularidade de aprendizagem, do planejamento de sua vida universitária, de aconselhamento para sua carreira e expansão de suas potências pessoais e profissionais, além de apoiar as atividades esportivas e culturais dos estudantes da UFMG.