Seminário de Avaliação da Política de Assistência Estudantil da UFMG

O Seminário de Avaliação da Política de Assistência Estudantil UFMG/2021 foi coordenado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis/PRAE em conjunto com o Comitê Permanente de Acompanhamento de Estudantes da UFMG.

O seminário visa discutir as possibilidades de melhoria assim como os limites da Assistência Estudantil da universidade, tendo como ações estimulação do debate de forma ampla e contínua dentro da atualidade, estudar cuidadosamente as metodologias e critérios utilizados nas análises socioeconômicas e por fim propor uma construção coletiva em consolidação com uma universidade plural e para todos, democratizando que jovens tenham acesso e permanência na educação superior pública federal, minimizando desigualdade social e regionais a fim de elucidar a conclusão da educação superior, onde contribui para a educação como processo de inclusão e principalmente diminuindo a taxa de evasão discente.

A PRAE trouxe como proposta a conexão de conhecimentos e bagagens sobre temas pertinentes quando se trata de Políticas de assistência estudantil, acreditando que a mesma deve ser construída com os sujeitos da política. Onde a orientação teórica que conduziu todo o procedimento do seminário foi embasada no GRUPO DE TRABALHO METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA DE ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO GT/2019.

Onde as apresentações do seminário se deram em duas fases:

Fase I: “Análises dos programas de assistência estudantil da UFMG” que teve início em fevereiro até março.

Fase II: “Análise da metodologia de avaliação socioeconômica, cultural e pessoal” que teve início de junho até julho.

Contudo, diante de todas as questões mencionadas e levantadas no seminário é importante destacar alguns pontos essenciais perante a conclusão do seminário para uma caminhada sólida e concreta como:

• Ampliar os estudos referentes sobre o conceito de família, visto que atualmente os diversos estão presentes no nosso cotidiano e dia-a-dia e o quanto a interpretação desse conceito para diferentes indivíduos se torna generalizada. Apresentando como objetivo a adequação de novos arranjos familiares presentes hoje na sociedade.
  • Reavaliar as políticas direcionados aos estudantes indígenas e do campo, considerando, entre outras questões, condições adequadas para a aprendizagem (presencial e/ou distância); assistência saúde, alimentação, transporte, apoio pedagógico e afins;
  • Analisar a expansão da política para os/as estudantes de pós-graduação e segunda graduação;
  • Refletir sobre políticas de permanências direcionados ao público LGBTQI+;
  • Fortalecer os eixos presentes do decreto PNAES referentes à: atenção à saúde, sobretudo psicológica; ao esporte e apoio pedagógico;
  • Construir indicadores que configurem e orientem as análises socioeconômicas e afins, dos/as estudantes em “Situação de agravamento de vulnerabilidade” SAV. A SAV é uma variável que considera diversos aspectos da vida do estudante e sua família, não contemplados no conjunto das demais variáveis que compõem o instrumental de classificação dos/as estudantes para acesso à assistência estudantil. Construir um “Mapa de perfis dos/as estudantes da UFMG).
  • Atualizar e/ou revisar, entre outros aspectos, as referências bibliográficas sobre profissões/salário e seu impacto na análise socioeconômica dos/as estudantes.