Programação inclui bate-papo sobre IA e democracia, shows de música, aulões de circo, teatro, canto e movimento, conversa com informações úteis e atividades nas unidades
A agenda de recepção dos novos estudantes para o segundo semestre letivo de 2024, que terá início na próxima segunda, 23 de setembro, lista uma série de atividades que vão proporcionar aprendizado, diversão, informação e interação, no campus Pampulha e em unidades na área central de Belo Horizonte.
A semana vai começar com um bate-papo da reitora Sandra Regina Goulart Almeida com o professor Ricardo Fabrino Mendonça, do Departamento de Ciência Política da Fafich. Ele discorre sobre inteligência artificial e democracia e o exercício da cidadania em contexto eleitoral. A conversa será transmitida pelo canal da UFMG no YouTube, na segunda-feira, a partir das 9h. A Rádio UFMG Educativa (104,9 ou na internet) vai transmitir o bate-papo às 20h e veicular a mensagem de boas-vindas da reitora três vezes ao longo do dia (de manhã, à tarde e à noite).
Ainda na segunda, em horários diversos, na Praça de Serviços, os estudantes poderão participar de atividades circenses e aulões de improvisação teatral, canto e movimento. Ao meio-dia e meia, será aberta mais uma edição da tradicionalíssima Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha.
Nos dias seguintes, sempre na hora do almoço, as atrações serão shows de Letícia Leal Trio, Felipe Bedetti & Tadeu Franco, Os Disponíveis e Valter Dias. As unidades da região central de Belo Horizonte – campus Saúde, Arquitetura e Direito – também terão atividades de recepção, incluindo rodas de conversa para passar aos calouros informações úteis sobre temas como assistência estudantil e normas da graduação. No campus Pampulha, esse evento será no dia 9 de outubro, às 17h, no auditório Carangola da Fafich, com o título Tira-dúvidas UFMG: estudar, permanecer e ser UFMG (a programação completa vem ao final deste texto).
Educação de qualidade e formação cidadã
“Esse é o momento de darmos as boas-vindas aos novos estudantes, de dizer que eles se sintam acolhidos para essa travessia de ao menos quatro, cinco anos. Aqui eles vão encontrar uma comunidade diversa e uma instituição robusta e muito presente na vida da cidade, do estado e do país”, afirma Sandra Goulart.
A reitora ressalta que, na UFMG, os novos alunos vão encontrar educação de qualidade e uma formação cidadã. “Este é o lugar de interagir com outros saberes e pessoas diferentes, assumindo o compromisso de devolver à sociedade essa formação de referência”, diz Sandra, que convida os calouros a “participarem integralmente da vida na UFMG, das atividades em sala de aula e também das diversas oportunidades que a Universidade oferece”, em pesquisa, extensão, cultura. “Adoro ver os campi cheios de calouros e veteranos a cada começo de semestre”, ela comemora.
A professa Licínia Corrêa, pró-reitora de Assuntos Estudantis, anuncia uma inovação: “A agenda de acolhimento que planejamos terá também muita arte e cultura, porque a chegada de novos alunos e o início de um novo semestre letivo devem ser momentos alegres, de festa”, ela diz.
A pró-reitora informa que a conversa tira-dúvidas foi marcada para 9 de outubro para que os estudantes tenham tempo de começar as aulas, conhecer seus cursos e unidades acadêmicas, e então estarão prontos para esclarecer alguns pontos. Além disso, há aqueles que chegam mais tarde, à medida que vão ocorrendo novas chamadas de candidatos aprovados. Ela acrescenta que, nas unidades, os calouros serão apresentados aos centros de extensão, núcleos de pesquisa e outras instâncias, e ainda às representações estudantis. “A recepção dos calouros tem caráter acadêmico e afetivo, pretende estimular o sentimento de pertencimento à comunidade da UFMG”, conclui Licínia Corrêa.
Democracia depende de cidadãos informados
Na manhã do dia 23, a partir das 9h, estará no ar uma versão diferente da aula magna que inaugurou tantos semestres letivos na UFMG, sempre num auditório do campus Pampulha. Desta vez, a reitora Sandra Goulart Almeida convida o professor Ricardo Fabrino Mendonça, do Departamento de Ciência Política da Fafich, para uma conversa pré-gravada sobre cidadania, política, desinformação, democracia, inteligência artificial e cidadania em contexto.
“O vídeo que será transmitido ao mesmo tempo para toda a comunidade universitária é uma forma mais inclusiva de darmos início ao semestre”, explica a reitora, na abertura da conversa com Fabrino, gravada na última semana pela equipe da TV UFMG.
Na resposta à pergunta de Sandra Goulart sobre a participação nas eleições municipais que se aproximam, o professor da Fafich lembra que se informar é custoso, sobretudo num cenário de abundância comunicacional, mas ressalta que a democracia depende dos cidadãos informados. “Não se desinteressem pela política, porque estamos todos imersos nela, conscientes disso ou não”, ele recomenda.
Segundo Ricardo Fabrino, dois fatores contribuem decisivamente para o fenômeno da desinformação: as transformações tecnológicas e a deslegitimação das instituições que são fontes confiáveis de saber, como as universidades, que foram atacadas nos últimos anos. “Nós, cientistas, produzimos conhecimento autorreflexivo, que é diferente do saber visto simplesmente como forma de buscar o poder. Isso deslegitima a própria ideia de verdade, e as balizas que davam os limites são suspensas. O vale-tudo aumentou os custos da tolerância ao adversário”, afirma.
A inteligência artificial, na visão de Ricardo Fabrino, adiciona uma camada de complexidade a esse cenário. São tempos de algoritmização da sociedade, decisões automatizadas que facilitam a vida das pessoas, mas que também podem ser “de vida e morte”, como se dá no caso dos armamentos letais autônomos.
A notícia boa é que, se a IA impõe grandes e múltiplos desafios, ela também pode ser usada para combater a desinformação. “Muitos projetos na UFMG, por exemplo, visam à detecção das informações falsas, o acompanhamento do ecossistema informacional e a produção de antídotos. Ela pode ser mobilizada para a criação de um ambiente de maior qualidade da informação”, afirma o professor, que junto com Sandra Goulart, convidou os novos estudantes a “viver a Universidade”, como espaço de aprendizado amplo e de encontro com tantas pessoas diferentes umas das outras.
Programação
Esta é a programação de acolhimento aos calouros. Na última quinta, 19, grupos de calouros conheceram o campus Pampulha em passeios de ônibus.
Dia 23 de setembro
Praça de Serviços
10h30 – Atividades circenses, professora Maria Clara Lemos
11h30 – Aulão de improvisação teatral, professora Mariana Muniz
12h30 – Abertura oficial da 23ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG
17h – Aulão de canto e movimento, professor Gil Amâncio
Dia 24, às 12h30 – Letícia Leal Trio
Dia 25, às 12h30 – Felipe Bedetti e Tadeu Franco
Dia 26, às 12h30 – Os Disponíveis
Dia 27, às 12h30 – Valter Dias
Praça de Serviços
9 de outubro, às 17h – Tira-dúvidas UFMG: Estudar, permanecer e ser UFMG
Auditório Carangola da Fafich
Informações sobre normas acadêmicas, assistência estudantil e outros assuntos relacionados ao funcionamento e à rotina da Universidade
Nas unidades acadêmicas e iniciativas de coletivos
Escola de Belas Artes
24 de setembro de 2024, às 19h, no auditório
Apresentação institucional da diretoria, apresentações do curso de Dança, do Diretório Acadêmico, dos sistemas virtuais da UFMG e da biblioteca
coldanca@eba.ufmg.br
Escola de Enfermagem
25 de setembro, às 14h, no Anfiteatro Laís Neto
Tour pelo campus Saúde, gincana de perguntas e respostas relacionadas à área da saúde, momento de dúvidas e encontro com o colegiado de graduação
colgrad@enf.ufmg.br
Recepção aos calouros do curso de Nutrição
4 de outubro, às 13h30, na sala da disciplina Introdução à nutrição, da Escola de Enfermagem
nutricao@enf.ufmg.br
Faculdade de Ciências Econômicas (Face)
Graduação em Ciências Econômicas
24 de setembro de 2024, às 9h, no Auditório 1
colgradc-econ@face.ufmg.br
Graduação em Ciências Contábeis
24 de setembro de 2024, às 19h (auditório ainda será definido)
colgradc-cont@face.ufmg.br
Faculdade de Educação (em horários a definir)
Tema: Receber é resistir, organização do Diretório Acadêmico – Gestão Florescer
Dia 23
Após bate-papo no YouTube sobre IA e democracia, o DA da FAE realizará atividade de acolhida
Bloco da Pedagogia: Educação é alegria: abraçando a Universidade com música e cor
24 – Tour pela Faculdade (Conhecendo os espaços e construindo o pertencimento) e apresentação do Colegiado da Pedagogia
25 – Cinedebate e lanche coletivo (Educação e luta: refletindo sobre o papel da educação na luta por emancipação social)
26 – Apadrinhamento e oficina de dança (Arte, corpo e educação)
27 – Brinquedos e samba (Cultura popular e acolhimento: o samba como forma de resistência)
colped@gmail.com
Faculdade de Letras (Fale)
24 de setembro, às 8h e às 19h, no Auditório Professora Graciela Ravetti (1007)
Apresentação das instâncias administrativas, do corpo docente, do Diretório Acadêmico, de representantes discentes, informações sobre matrículas e percursos acadêmicos e momento de relaxamento e tira-dúvidas
colgra@letras.ufmg.br
Instituto de Ciências Biológicas (ICB)
Curso de Ciências Biológicas
26 de setembro, às 11h, no Auditório 4 (diurno) e às 19h, na Sala da Congregação (noturno)
colgradc-bio@icb.ufmg.br
Instituto de Ciências Exatas (ICEx)
Organização do curso de Matemática
23 e 24 de setembro, às 10h e às 16h
colgradmat@icex.ufmg.br
Escola de Engenharia
26 de setembro, no gramado atrás da Reitoria, das 9h30 às 16h
Atividade: Acalmar a mente: acolhimento e autocuidado na Universidade
diretor@eng.ufmg.br
Faculdade de Medicina
23 de setembro, no Auditório 062
18h – abertura com a diretoria da Faculdade de Medicina
18h15 – apresentação da Escuta Acadêmica
18h30 – apresentação do Departamento de Anatomia e Imagem
18h45 – apresentação do Colegiado
19h00 – orientação do Colegiado aos calouros
19h25 – apresentação do Diretório Acadêmico Marie Curie
19h40 – apresentação da Liga Acadêmica de Ciências Radiológicas
19h55 – apresentação da Atlética
20h10 – visita à Faculdade guiada por alunos
coltecrad@medicina.ufmg.br
Faculdade de Direito
25 de setembro, às 9h, no Auditório Máximo
Aulas inaugurais do semestre em homenagem à professora Sheila Sales, feita pelo Departamento de Direito e Processo Penal
Escola de Veterinária
Organização do curso de Aquacultura
26 de setembro, às 14h, no Auditório
colgradaq@vet.ufmg.br
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO)
24 de setembro, no auditório principal
9h – Abertura (direção da EEFFTO); mesa de recepção (coordenadores dos colegiados, responsáveis pelo Diretório Acadêmico, Atlética, PET Terapia Ocupacional e PET Lazer); apresentação da biblioteca
9h30 – Apresentação dos cursos
10h – Apresentação das representações discentes
10h30 às 11h30 – Palestras de professores convidados
Após as explanações, os coordenadores trabalharão com as respectivas turmas (Educação Física Licenciatura e Bacharelado, Fisioterapia e Terapia Ocupacional)
eeffto-dir@ufmg.br
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) – Jornalismo e Relações Públicas
24 de setembro, na sala de aula da disciplina do dia
8h – boas-vindas e apresentação da coordenação e secretaria do curso
9h – apresentação da equipe do Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom)
10h – apresentação da Cria, empresa júnior dos cursos de Comunicação
10h30 – boas-vindas do ComuniCA, centro acadêmico dos cursos de Comunicação
jornalismo@fafich.ufmg.br
Coletivo Trans – Cintura Fina
Oficina de Vogue
27 de setembro, das 14h às 17h, no Centro Esportivo Universitário (CEU)
ianlofego@gmail.com