Aberta a inscrição de trabalhos para a 23ª Semana da Graduação

A 23ª Semana da Graduação, parte da Semana do Conhecimento, que acontecerá de 14 a 18 de outubro no Campus Pampulha, terá apresentação dos projetos referentes aos seguintes programas de bolsas da graduação: Programa de Monitoria de Graduação (PMG 48 horas, PMG 24 horas e Formação Transversal), Programa de Monitoria do Ensino Técnico (PMET), Programa de Educação Tutorial – PET (14 grupos – 1 trabalho por grupo), PET Interprofissionalidade – PET Saúde (5 grupos – 1 trabalho por grupo), Pronoturno, Programa Imersão Docente (PID), Programa de Incentivo à Formação Docente (PFID).

O resumo dos trabalhos para a Semana da Graduação devem ser inscritos no sistema até o dia 13 de setembro. Os projetos aprovados, diferente do que acontecia nas edições anteriores, serão apresentados nos dias 16 e 17 de outubro, em PowerPoint. Não haverá mais a apresentação em banners. A avaliação dos resumos e da apresentação será realizada por uma comissão avaliadora.

As orientações para inscrição de trabalhos seguem abaixo:

1. Devem participar, obrigatoriamente, todos os projetos que integram o Programa de Bolsas da Graduação;

2. A inscrição do projeto no Sistema de Gerenciamento da Semana do Conhecimento deverá ser efetuada pelo Coordenador do Projeto;

3. Deverá ser elaborado 1 (um) resumo associado para cada projeto de bolsas de graduação para inscrição no evento. Não será permitida a inscrição de subprojetos, nem apresentação de trabalhos ou resumos respectivos;

4. O resumo deve conter no máximo 4.000 caracteres (com espaço), bem como a indicação de palavras-chaves (200 caracteres);

5. O Resumo será avaliado por uma comissão de até 4 membros.

6. O resumo deverá conter as informações abaixo. Os tópicos deverão ser incluídos no resumo.

– Objetivos

– Métodos e resultados

– Conclusão.

O nome do projeto, nome do coordenador e participantes serão incluídos em espaço próprio distinto do local de inclusão do resumo.

7. Os projetos inscritos e aprovados deverão elaborar um PowerPoint que será apresentado na semana do evento. A apresentação deverá ser feita apenas por um dos estudantes integrantes do projeto, porém coordenador e demais participantes deverão comparecer na data, local e horário estipulado. A presença de toda a equipe permitirá um debate mais qualificado sobre os projetos.

8. O PowerPoint deverá conter no máximo 5 slides, respondendo às perguntas:

– Quem somos? (Nome do Projeto, curso, disciplina/atividades) – 1 slide

– O que propusemos? (Objetivos) – 1 slide

– O que fizemos? (Métodos e resultados) – 2 slides

– O que aprendemos? (Conclusão) – 1 slide

O modelo do PowerPoint está disponível aqui.

9. O tempo para apresentação será de, no máximo, 8 minutos e após as apresentações a comissão avaliadora irá debater os trabalhos com as equipes dos projetos. As apresentações serão nos dias 16 e 17 de outubro, no Campus Pampulha. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão de até 4 (quatro) membros.

10. O cronograma das apresentações será divulgado após o encerramento das inscrições, por e-mail e na página da Prograd. É de responsabilidade do coordenador do Projeto acompanhar a publicação do cronograma.

11. Somente os participantes listados no resumo receberão o Certificado de Participação no evento. Solicita-se atenção ao inscrever os participantes, pois apenas os coordenadores de programas de bolsas são responsáveis pela correta inserção dos nomes dos participantes. A Prograd não se responsabilizará por alterações nesse campo. Não será possível, também, alterações posteriores ao fechamento do período de inscrição;

12. A programação específica das atividades realizadas pela Pró-reitoria de Graduação será divulgada no endereço:  www.ufmg.br/prograd. Contudo, é necessário que os coordenadores e orientadores de projetos informem previamente aos seus alunos sobre as orientações para a XXIII Semana da Graduação. O site da Semana do Conhecimento pode ser acessado em: https://www.ufmg.br/semanadoconhecimento.

Mais informações pelo e-mail semanaprojetosgraduacao@prograd.ufmg.br e pelos telefones: 3409-4058/6453/3850.

Acesse:

Modelo do PowerPoint