Conheça o Autoarquivamento de trabalhos acadêmicos

Novo vídeo sobre o autoarquivamento de trabalhos acadêmicos no Repositório Institucional da UFMG (RI-UFMG) traz o passo a passo dos novos procedimentos para depositar a versão final de teses, dissertações e monografias de especialização no ambiente virtual.

“Em razão da pandemia, a documentação que acompanha a entrega dos trabalhos acadêmicos passou a tramitar pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Assim, o processo que se dava de forma presencial foi integralmente automatizado, o que garante a continuidade dos serviços prestados à comunidade acadêmica. Produzimos tutoriais com as novas instruções, mas percebemos que um novo vídeo seria o meio mais adequado para orientar os discentes sobre como depositar seus trabalhos e entregar os documentos associados utilizando o novo sistema”, explica Izabel Antonina Araújo, coordenadora do Repositório.

Com acesso aberto para consulta pública, o Repositório Institucional da UFMG reúne, em um único ambiente digital, todo o conteúdo científico e intelectual produzido nas áreas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. “O compartilhamento público desses conteúdos é crucial para encontrar soluções para as diversas crises que nos atingem e para dar conhecimento à sociedade dos resultados de pesquisas desenvolvidas com financiamento público”, enfatiza Izabel.

Além dos trabalhos acadêmicos – coleções de teses, dissertações e monografias –, o repositório disponibilizará, em breve, artigos de periódicos e de eventos, livros, capítulos de livros, além de recursos educacionais, como materiais didáticos e jogos, entre outros.

Assista ao vídeo com as orientações.