O estresse é uma reação do organismo causado por mudanças ocorridas no meio (externo ou interno), gera um estado de instabilidade que aciona alterações psicofisiológicas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o estresse é uma epidemia global uma doença que atinge mais de 90% da população do mundo, em seu viés negativo pode ocasionar várias doenças, tais como a depressão e o câncer.

É quase impossível viver sem algum estresse, pois ele surge a partir dos esforços adaptativos da pessoa sendo um mecanismo natural de defesa. Mas se o estresse fica fora de controle, pode prejudicar sua saúde, seus relacionamentos e sua alegria de viver.

# Sintomas (emocionais) mentais Sintomas físicos
1 Tensão Boca seca
2 Irritabilidade Taquicardia, coração disparado
3 Incapacidade de se concentrar Dificuldade em respirar
4 Sentindo-se excessivamente cansados Dor de estômago
5 Problemas para dormir Dor de cabeça
6 Sudorese nas Palmas das mãos
7 Tensão muscular causando dor e tremor

Alerta

Muitos vícios, tais como comer, fumar e abuso de drogas são usadas como uma fuga ou uma forma temporária de “desligar – mas eles não resolvem o problema subjacente. Apenas ampliam o estresse.”

Como Lidar com o ESTRESSE?

– Pratique exercícios.
– Use exercícios de respiração para relaxar. Bloquei uma das narinas inspire pela outra por quatro segundos, deixe o ar em seus pulmões por mais quatro segundos, inspire em quatro segundos, deixe seu pulmão vazio por mais quatro segundos, repita este exercício por três minutos.
– Preste atenção a seus pensamentos, o que você tem dito a você mesmo? Tem se autocriticado e depreciado: “Você é burro mesmo. Eu nunca ficarei bem!” ou tem sido gentil e positivo: “Eu vou fazer o melhor que posso! Eu sei lidar com isso, pois já fiz isso antes e tive sucesso.” Os pensamentos positivos são uma maneira de lidar com estresse.
– Administrar bem seu tempo, modifica tudo.

Assista ao vídeo sobre Administração do Tempo