A tristeza é um estado emocional comum a todo e qualquer ser humano, que se vê frustrado. É um sentimento passageiro e visto como saudável, pois auxilia a pessoa a elaborar perdas, fazendo com que o indivíduo se reorganize internamente e supere uma fase difícil.

A função da tristeza é fazer o indivíduo refletir, entrar em contato com seus sentimentos, lembrar que algo foi perdido, que algo aconteceu. A tarefa do sofredor é fazer o trabalho mental de descobrir o que  o incomoda. A tristeza nos permite aprender a partir do que vivemos, e esse é seu principal valor. A tristeza pode ser usada uma um propulsor do autoconhecimento.

Vejamos a seguir a fisiologia do medo:

Fatores Determinantes da Tristeza

Alerta

O apoio social é uma ferramenta imprescindível nestes casos. Se pararmos para pensar é exatamente um rosto mais entristecido, que provoca mais empatia, tendemos, de alguma maneira, a apoiar as pessoas que atravessam esse tipo de sensação. Por isso nestas situações os amigos podem colaborar conversando com pessoa e o ajudando a procurar por um profissional que poderá identificar se trata de um quadro patológico ou não.