O Observatório de Políticas Estudantis é um lugar de diálogo com a comunidade universitária, especialmente com estudantes, para o compartilhamento de ideias, propostas, projetos, ações, que possam inspirar ao Conselho de Assuntos Estudantis a elaborar políticas pertinentes para os diversos assuntos estudantis, especialmente aqueles que constituem os 3 eixos de atuação da PRAE. Sua dinâmica de organização é definida pelos próprios participantes, que podem se organizar em Grupos de Trabalho temáticos, dedicados a questões sugeridas pelos membros.
Acompanhe nesta seção, o resumo das últimas reuniões realizadas e o anúncio dos próximos encontros.
A 5ª Reunião do Observatório de Políticas Estudantis da PRAE foi realizada no dia 20 de Outubro de 2015, às 19h no CAD 2.
A 4ª Reunião do Observatório de Políticas Estudantis da PRAE foi realizada como parte integrante do I Fórum de Ações Afirmativas que aconteceu no Auditório da Reitoria do Campus Pampulha, nos dias 02, 03 e 04 de julho de 2015. Veja a PROGRAMAÇÃO I FÓRUM DE ACOES AFIRMATIVAS. Acesse o link para visualizar a Carta do Fórum de Ações Afirmativas de Minas Gerais.
A 3ª Reunião do Observatório de Políticas Estudantis da PRAE foi realizada aproveitando o debate sobre Maioridade Penal, que a Rede Juventude UFMG, a PROEX e a PRAE promoveram no dia 17/06/2015, no auditório Sônia Viegas da FAFICH. Acesse o link com as informações :
Convite do Observatório de Políticas Estudantis da PRAE.
Veja aqui a carta da Rede Juventude UFMG à sociedade sobre a maioridade penal:
Carta da Rede Juventude – 16 Junho de 20015
O segundo encontro do Observatório das Políticas Estudantis, organizado pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), foi realizado em 06/05/2015, no gramado da Escola de Música, campus Pampulha. Seu objetivo foi estimular uma reflexão sobre o tema Juventude: acesso e uso dos espaços dos campi – lugar comum.
https://www.ufmg.br/online/arquivos/038240.shtml
O apoio urgente para as mães estudantes da UFMG, a garantia de permanência com qualidade na Universidade, acesso à informação e efetivação de propostas dos alunos pela instituição foram algumas das demandas expostas por alunos no primeiro encontro sobre a criação do Observatório de Políticas Estudantis. A reunião foi realizada em 18/03, na arena da Praça de Serviços do campus Pampulha.
https://www.ufmg.br/online/arquivos/037624.shtml