Festival de Verão UFMG

 

Bloco Magnólia no Festival 2016. Daniel Protzner/UFMG

Em 2007, a Universidade Federal de Minas Gerais decidiu oferecer a Belo Horizonte uma alternativa cultural para as férias de verão, especificamente no período do carnaval. Tratava-se do Festival de Verão UFMG, lançado em caráter experimental e composto por oficinas, palestras e debates interdisciplinares.

Desde então, o Festival tem sido realizado todos os anos, pela Pró-reitoria de Cultura, no período pré-carnavalesco, tornando-se um evento permanente do calendário cultural da UFMG.

O festival busca, por meio da ampliação do leque de atividades tradicionalmente oferecidas pelos festivais culturais, atender todas as áreas de conhecimento atendidas pela Universidade, promovendo a interação entre cultura, educação e sociedade.

 

Caráter formativo

 

O evento contempla a ideia de que a cultura é feita de teias de significação que nos permitem a construção do entendimento, garantindo a livre expressão da diversidade cultural no seio da comunidade e enfatizando o seu caráter formativo, na direção da inclusão social, da superação da pobreza, da defesa do meio ambiente e das condições para a justiça e a paz. Sendo assim, oferece à cidade de Belo Horizonte uma programação variada de atrações culturais!

Em 2024, ele chega à maioridade, com a realização de sua 18ª edição, no período de 12 a 18 de março.

 

Plataformas digitais

 

  www.ufmg.br/festivaldeverao
  twitter.com/festivalufmg
  www.facebook.com/festivaldeverao
  www.instagram.com/festival_ufmg
  YouTube: Festival de Verão
  Google News

 

Saiba mais

Em 2007, a Universidade Federal de Minas Gerais decidiu oferecer a Belo Horizonte uma alternativa cultural para as férias de verão, especificamente no período do carnaval. Tratava-se do Festival de Verão da UFMG, lançado em caráter experimental e composto por oficinas, palestras e debates interdisciplinares. Verificou-se que existia espaço para a realização desse tipo de evento na cidade, uma vez que a população que permanecia em BH, durante os festejos de carnaval, ansiava por uma programação cultural de qualidade.

Desde então, o Festival tem sido realizado todos os anos, pela então Diretoria de Ação Cultural, hoje Procult, tornando-se um evento permanente do calendário cultural da UFMG.

A partir de sua nona edição, em 2015, o Festival de Verão da UFMG passou a ser realizado no período pré-carnavalesco, conservando sua característica festiva, uma vez que o carnaval de Belo Horizonte já havia renascido nos bloquinhos de rua e tomado conta de toda a cidade.

Perfil

O Festival de Verão da UFMG oferece sempre uma programação diversificada, que conta com oficinas, palestras, exposições e eventos artísticos. A ideia é que os participantes possam vivenciar o Festival e produzir conhecimento a partir de suas experiências.

Leia um pouco mais dessa história no artigo “Longa vida ao Festival“, de Maurício Campomori, professor da UFMG e ex-diretor da DAC. O artigo foi publicado em edição especial do Boletim UFMG:

Acesse aqui o artigo e demais reportagens sobre o Festival

[Aguarde!]

Av. Presidente Antônio Carlos, 6.627, São José
Campus Pampulha UFMG - Prédio da Biblioteca Central da UFMG - 4°andar - sala 413 -
Belo Horizonte - MG - CEP: 31270-901

   (31) 3409-6411
   info@dac.ufmg.br

Festival em imagens

 

Festival 2020. Daniel Protzner/UFMG