Apresentação

 

 

A Pró-reitoria de Cultura (Procult) é o órgão responsável pela gestão, coordenação, promoção, desenvolvimento e difusão da produção e da política cultural da UFMG.

Também é responsável pela gestão dos espaços culturais da Reitoria: o Centro Cultural UFMG, o Conservatório UFMG, o Espaço do Conhecimento UFMG, o Campus Cultural UFMG em Tiradentes e o Espaço Acervo Artístico UFMG.

Sua criação data de 2022, conforme resoluções aprovadas pelo Conselho Universitário.

Duas décadas depois de sua criação, em 2002, a Diretoria de Ação Cultural (DAC) mudou de status, transformando-se na Pró-reitoria de Cultura (Procult), conforme resoluções aprovadas pelo Conselho Universitário no dia 2 de junho de 2022 e publicadas na edição 2.016 do Boletim UFMG.

A transformação da DAC ‒ até então órgão assessor da Reitoria ‒ em uma pró-reitoria estava prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFMG (PDI) desde 2013.

O processo de estruturação da mudança foi iniciado em 2016, o que incluiu uma reforma administrativa e a incorporação da gestão dos espaços culturais vinculados à Reitoria.

Saiba mais acessando os documentos mencionados:

Resoluções de criação da Procult 
PDI 2013

À Pró-reitoria de Cultura compete:

  • executar a Política de Cultura da UFMG, que estabelece as diretrizes que orientam as linhas de atuação da Procult;
  • promover a compreensão de cultura como conhecimento transversal a diversas áreas de conhecimento e saberes da sociedade;
  • estimular a valorização e a difusão da cultura;
  • promover a cultura como dimensão inerente à formação cidadã;
  • estimular a articulação entre cultura, ensino, pesquisa e extensão;
  • manter articulação com as demais pró-reitorias da UFMG;
  • incentivar iniciativas e fomentar a produção e a criação artística e as manifestações culturais de servidores docentes, técnico-administrativos em educação e discentes da UFMG, de forma compartilhada com outros setores criativos da sociedade;
  • zelar pela liberdade de expressão, pelo respeito e pela valorização da diversidade cultural na UFMG;
  • criar e incentivar meios para que as atividades culturais se desenvolvam e proporcionar o acesso democrático aos bens culturais da UFMG por toda a sociedade;
  • orientar e supervisionar as atividades das estruturas vinculadas à Procult;
  • promover a articulação entre programas e projetos culturais no âmbito da UFMG;
  • promover eventos voltados à escuta e à reflexão de temas relacionados à cultura, para subsidiar a elaboração de projetos e programas;
  • elaborar, coordenar e acompanhar ações e projetos culturais;
  • fomentar a conservação, a ampliação e a disponibilização do patrimônio artístico e cultural da Universidade;
  • articular redes de cooperação entre a Universidade e os órgãos culturais locais, regionais, nacionais e internacionais.

A UFMG é reconhecida por sua ampla atuação cultural, coordenada pela Pró-reitoria de Cultura, composta por um conjunto de espaços, com programas e projetos artístico-culturais.

Tal reconhecimento está expresso no Estatuto da Universidade, que estabelece, entre os seus objetivos essenciais, "a geração, o desenvolvimento, a transmissão e a aplicação de conhecimentos por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, de forma indissociada entre si e integrados na educação do cidadão, na formação técnico-profissional, na difusão da cultura e na criação filosófica, artística e tecnológica."

Junto a esse importante eixo, a atuação da UFMG na área também se orienta por sua abertura como espaço para o compartilhamento de saberes e conhecimentos, a fruição e formação artístico-cultural e a reflexão crítica sobre artes e culturas, observando os direitos humanos e sociais, a inclusão e a cidadania.

Diretrizes da política cultural da UFMG:

  • Promoção do direito à cultura;
  • Participação democrática;
  • Descentralização da gestão da política cultural;
  • Respeito e valorização da diversidade;
  • Inserção plena da Cultura no Projeto Acadêmico;
  • Reconhecimento da transversalidade da cultura.

As iniciativas da Procult abrangem ações formativas, como a Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos; projetos como o Mapa da Cultura UFMG, Polo do Jequitinhonha na UFMG e fóruns de cultura; bem como parcerias com equipamentos e instituições locais, nacionais e internacionais - com destaque para a rede que acolhe artistas refugiados por meio das Casas Brasileiras de Refúgio, braço brasileiro da International Cities of Refuge Network (Icorn).

Além da programação contínua de seus espaços culturais - Centro Cultural, Conservatório, Espaço do Conhecimento e Campus Cultural UFMG em Tiradentes - o órgão realiza programas artístico-culturais, como o Festival de Inverno, o Festival de Verão, a Feira do Jequitinhonha e o Circuito Cultural UFMG.

Ações culturais
Modalidade presencial – 1.720
Modalidade virtual – 214
Total - 1.934

Público
Visitações virtuais – 2.474.854
Público presencial – 159.814
Total – 2.634.668

[Fonte: Relatório de Gestão UFMG 2023]

Em 2022, a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade foi credenciada pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação como fundação de apoio à cultura da UFMG, tornando-se apta a gerir projetos, cursos, eventos e iniciativas das mais diversas áreas do conhecimento, considerando sua transversalidade no ensino, na pesquisa e na extensão.

Sua criação aconteceu em 1970 com o objetivo de colaborar com os órgãos públicos envolvidos na preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural na cidade de Tiradentes. Desde então, desenvolve projetos para este fim, atuando desde 2010 em parceria com o Campus Cultural UFMG em Tiradentes no Museu Casa Padre Toledo, no Centro de Estudos e Biblioteca e no Quatro Cantos Espaço Cultural.

Saiba mais clicando no link:

https://frmfa.com.br

2022 - 2026

Fernando Antônio Mencarelli
Pró-reitor de Cultura

Mônica Medeiros Ribeiro
Pró-reitora Adjunta de Cultura

2019 - 2022

Fernando Antônio Mencarelli
Diretor de Ação Cultural

Mônica Medeiros Ribeiro
Diretora Adjunta de Ação Cultural

2018 - 2019

Rodrigo Vivas Andrade
Diretor de Ação Cultural

Carla Andréa Silva Lima
Diretora Adjunta de Ação Cultural (2018)

2014 - 2018

Leda Maria Martins
Diretora de Ação Cultural

Denise Araújo Pedron
Diretora Adjunta de Ação cultural (2015 a 2017)

Fernando Mencarelli
Diretor Adjunto de Ação Cultural (2014 - 2015)

2011 - 2014

Sônia Maria de Melo Queiroz
Diretora de Ação Cultural

2006 - 2011 (julho)

Maurício José Laguardia Campomori
Diretor de Ação Cultural

2002 - 2006

Fabrício José Fernandino
Diretor de Ação Cultural