Organização

 

Em sessão realizada no dia 2 de junho de 2022, o Conselho Universitário da UFMG aprovou a criação da Pró-reitoria de Cultura, unidade administrativa vinculada à Reitoria responsável pela gestão, coordenação, promoção, desenvolvimento e difusão da produção e da política cultural da UFMG. Conheça os documentos sobre o órgão e sua organização:

 

Regulamentação

 

Organograma

 

Estrutura organizacional: competências

A Pró-reitoria de Cultura é coordenada por um(a) pró-reitor(a) e um(a) pró-reitor(a) adjunto(a), indicados pelo(a) reitor(a) da Universidade.

O Conselho de Política Cultural é instância colegiada, de caráter consultivo da Pró-reitoria de Cultura, competindo-lhe assessorá-la na execução da Política Cultural da UFMG.

A Política Cultural da UFMG estabelecerá os princípios e as diretrizes gerais que orientarão as linhas de atuação da Procult.

Compete à Secretaria Administrativa executar os serviços administrativos da Pró-reitoria de Cultura.

Coordenadoria da Administração Central

Instância técnica encarregada de executar e avaliar as ações, os programas e os projetos nas seguintes áreas de atuação da Pró-reitoria de Cultura: financeiro, compras, patrimônio, infraestrutura, pessoal e afins.

Coordenadoria de Políticas Culturais

Instância técnica diretamente encarregada de executar e avaliar as ações, programas e projetos nas seguintes áreas de atuação da Pró-reitoria de Cultura: projetos, convênios, cooperação institucional e interinstitucional, mapeamento cultural, interiorização de ações culturais, apoio e fomento da cultura, avaliação da Política Cultural e afins.

Coordenadoria de Difusão e Formação Cultural

Instância técnica encarregada de executar e avaliar as ações, os programas e os projetos nas seguintes áreas de atuação da Pró-reitoria de Cultura: ações formativas, realização de eventos, produção cultural, produção-executiva e afins.

Coordenadoria de Patrimônio Cultural

Instância técnica encarregada de executar e avaliar as ações, os programas e os projetos nas seguintes áreas de atuação: políticas para o patrimônio material e imaterial, gestão de acervos e bens tombados da Pró-reitoria de Cultura, gestão do Sistema de Informação e Gestão de Acervos Artísticos, documentação, memória e afins.

Os Espaços Culturais da Pró-reitoria de Cultura são espaços que oferecem condições para a prática cultural e que contribuem, em articulação uns com os outros, para a execução da Política Cultural da Universidade. São eles:

  • Campus Cultural UFMG em Tiradentes;
  • Centro Cultural UFMG;
  • Conservatório UFMG;
  • Espaço Acervo Artístico UFMG;
  • Espaço do Conhecimento UFMG.

O Comitê Gestor de Espaços Culturais da Procult é instância de articulação das ações, dos projetos e dos programas dos espaços culturais. Ele é integrado pelo(a) pró-reitor(a) de Cultura (que o preside), pelo(a) pró-reitor(a) adjunto(a) de Cultura e pelos(as) diretores(as) dos espaços culturais.

Compete ao Comitê :

  • articular ações, projetos e programas dos Espaços Culturais;
  • encaminhar questões administrativas e técnicas comuns;
  • planejar ações visando a implementação da Política Cultural da UFMG;
  • elaborar propostas de aperfeiçoamento e desenvolvimento da Política Cultural da UFMG a serem encaminhadas para apreciação do Conselho de Política Cultural.

 

Equipe: