A 25ª edição da Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG começa no dia 13 de setembro e chega cheia de novidades. Serão 120 artesãos, de 30 municípios do Jequitinhonha, na primeira edição da feira que começará no domingo, 13, e seguirá até o sábado, 19, totalizando 7 dias de duração. A novidade é fruto da parceria com o projeto Domingo no Campus, em comemoração aos 99 anos da UFMG.
Outra novidade é que parte da programação cultural será realizada em parceria entre a Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult) e o 17º Encontro da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha, que ocorre de 11 a 16 de setembro em Belo Horizonte. Com isso, grupos musicais da Argentina e do México vão ocupar a arena da Praça de Serviços, juntamente com novos artistas e nomes consagrados da cultura do Vale, em apresentações diárias e gratuitas, às 12h30. A programação conta ainda com exposição, lançamento de livro e exibição de filme.
No domingo, 13, será aberta a exposição Coleção Marizinha Nogueira, que exibe obras de artistas do Jequitinhonha reunidas por Marizinha Nogueira, ex-coordenadora do programa Polo Jequitinhonha UFMG, falecida em 2025.
Na segunda-feira, 14, Rubinho do Vale se apresenta na cerimônia de abertura oficial da 25ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG. Referência para a música do Jequitinhonha, a obra de Rubinho é inspirada, principalmente, na cultura de sua região. Seu canto é um retrato de Minas e do Brasil. São folias e batuques, xotes e baiões, frevos e cantigas de rodas, falando das coisas do interior, da vida e da esperança do povo brasileiro.
Na terça, 15, o grupo argentino Los Musis de Profica apresenta o espetáculo musical Poder Musi. O grupo combina diferentes estilos musicais, como rock, folclore e cumbia, com teatro, humor e atuação, criando espetáculos dinâmicos e participativos para toda a família. Ao longo da carreira, Los Musis se apresentaram em países como Argentina, Colômbia, México, Uruguai, Brasil e Chile. Ainda na terça-feira, haverá o lançamento do livro Entre o Vale e a Universidade: Memórias de 25 anos da Feira de Artesanato do Jequitinhonha na UFMG e homenagens à Marizinha Nogueira e à Mestra de Ofício Joana Trindade.
O grupo mexicano Son de la Ciudad é a atração da quarta-feira, 16, com o espetáculo Son pa’ los escuintles. Em atividade desde 1991, o grupo valoriza ritmos, instrumentos e repertórios de diferentes regiões do México, ao mesmo tempo em que cria novas composições inspiradas nessas tradições, mostrando que a música regional é viva, atual e presente no cotidiano.
Quinta-feira, 17, a Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha recebe o espetáculo teatral En(Tupi)r: Jequitinhonha, do grupo Nalama. Escrito e dirigido por Bianca Freire, artista nascida no Vale do Jequitinhonha, a obra une poesia, denúncia e cultura popular para narrar a travessia de Dorinha, uma jovem que retorna à sua terra natal e encontra um território profundamente transformado pela mineração de lítio. A partir dessa jornada, o espetáculo revela as contradições de um modelo de “progresso” que avança sobre comunidades tradicionais sem escuta prévia, provocando impactos ambientais, sociais e culturais significativos. Em cena, essas tensões ganham corpo por meio de uma linguagem que combina lirismo, humor e crítica, apoiada na palhaçaria, na oralidade e nas expressões da cultura popular.
Também na quinta-feira, 17, às 17h30, o público poderá assistir ao filme Cacimba, de Rodrigo Campos (87 min, 2026). O longa registra o momento em que os quilombolas da comunidade do Baú, no Vale do Jequitinhonha, se preparam para a consulta que as mineradoras devem realizar junto às comunidades tradicionais afetadas pela mineração de lítio na região. Antônio, líder da comunidade, descobre dezenas de processos minerários no território e em seu entorno. Ameaçado de morte devido ao conflito fundiário com fazendeiros, ele e sua família precisam decidir se fogem para um abrigo ou permanecem no quilombo.
Na sexta-feira, 18, é a vez do show Novos Trovadores do Jequitinhonha. O espetáculo reúne uma nova geração de cantores e compositores que compartilham a musicalidade e a poesia da região: Edu do Vale, Hendrick Souza, Herena Barcelos, Ivan Pestana e Luciano Tanure. O projeto, idealizado por Rubinho do Vale, apresenta um repertório autoral e colaborativo, refletindo a paisagem e os modos de vida do Vale do Jequitinhonha, além de obras do cancioneiro nacional, mesclando música e poesia.
A Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG é uma realização da Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult), por meio do programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha. A entrada é gratuita e aberta a toda a população.
25ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG
13 a 19 de setembro
Praça de Serviços do campus Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6.627, Pampulha)
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; e sábado e domingo, das 9h às 14h
Programação cultural
Todos os eventos, gratuitos, serão realizados na Praça de Serviços, no campus Pampulha.
Abertura da exposição Coleção Marizinha Nogueira
13 de setembro, domingo, 8h
Abertura oficial 12h
Rubinho do Vale – show musical 12h30
14 de setembro, segunda-feira
Poder Musi – Grupo Los Musis de Profica (Argentina) – espetáculo musical 12h30
Homenagem a Marizinha Nogueira e à Mestra Joana Trindade 17h
Lançamento do livro “Entre o Vale e a Universidade, Memórias de 25 anos da Feira de Artesanato do Jequitinhonha na UFMG” 17h30
15 de setembro, terça-feira
Son pa’ los escuintles – Grupo Son de la Ciudad (México) – espetáculo musical
16 de setembro, quarta-feira, 12h30
En(tupi)r Jequitinhonha – espetáculo teatral do grupo Nalama 12h30
Cacimba, de Rodrigo Campos – filme 18h
17 de setembro, quinta-feira
Novos Trovadores do Jequitinhonha – Edu do Vale, Hendrick Souza, Herena Barcelos, Ivan Pestana e Luciano Tanure – show musical
18 de setembro, sexta-feira, 12h30