Foto: Ewerton Martins/UFMG
“A contemporaneidade é do espaço. Se você pensar, o século 20 foi muito dedicado ao tempo, à questão temporal. Lembro a questão do [escritor Marcel] Proust, do fluxo de consciência, por exemplo. Ali era tudo muito ‘tempo’. Já a produção cultural do século 21 é mais relacionada com o espaço, a questão do espaço – até mesmo em razão da redução do espaço que vivemos atualmente. Hoje, de fato, podemos estar aqui, mas apresentando-nos em outro lugar muito distante. Os espaços foram então reduzidos, condensados. E, com isso, a interação das pessoas com o espaço mudou. Ao mesmo tempo, o espaço também vai se modificando, em razão desse modo de interação das pessoas. É uma relação.”
Foto: Ewerton Ribeiro/UFMG
Assim a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, em entrevista ao Portal UFMG, destacou a importância da temática deste ano – Culturas e territórios – do Festival de Inverno UFMG para a seleção e o fomento das atividades constantes em sua programação. Com grande público, o evento teve sua abertura na noite desta quinta-feira, 18 de julho, no Centro Cultural UFMG.
“Esse é um tema particularmente caro para a UFMG, Universidade que vive para os espaços em que está localizada – Belo Horizonte, Montes Claros, Tiradentes, Diamantina”, lembrou a reitora.
Parcerias
O pró-reitor de Cultura, Fernando Mencarelli, destacou que, nesta edição, o Festival investiu ainda mais em parcerias, o que reforçou o caráter coletivo de sua realização. “Foram parcerias que já estavam na área, no ar, mas que se intensificaram na medida em que fomos avançando na produção do evento.
Com tudo isso, o Festival ganhou uma dimensão ainda mais coletiva, com nossa aproximação com a turma da antropologia, do Ministério da Cultura, da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM) e das outras federais”.
Resiliência
Mencarelli também destacou a competência do Festival para a resiliência. “O que eu acho fantástico nos eventos culturais da UFMG é essa capacidade que eles têm de se transformar em razão das circunstâncias, das agendas, das pautas; em razão das conjunturas de cada tempo. O nosso Festival de Inverno é uma espécie de resposta que a Universidade, no campo da cultura e das artes, dá para o seu próprio tempo; uma resposta que a Universidade dá para aquilo que, como pergunta, desafio, perspectiva, vem até ela. Isso é algo que o Festival fez lindamente ao longo da sua história de quase 60 anos”, demarca Mencarelli.
Leia a reportagem completa no Portal UFMG
Festival de Inverno UFMG
Data: 18 a 27 de julho de 2024
Local: Belo Horizonte
www.ufmg.br/festivaldeinverno