Nesta quarta-feira, 13, a artista Priscila Rezende é a atração do Quarta Doze Trinta com a performance Purificação I. A apresentação gratuita será às 12h30, na Praça de Serviços, no Campus Pampulha e faz parte do Novembro Negro UFMG. O projeto Quarta Doze e Trinta integra o Circuito Cultural UFMG e é uma realização da Pró-reitoria de Cultura (Procult).
Na performance, Priscila Rezende se apropria de palavras pejorativas comumente utilizadas para se referir ao indivíduo negro e, gradativamente, transfere estas palavras que inicialmente estão escritas em seu corpo, ao chão. Pinta as palavras com tinta guache no solo, ao mesmo tempo em que caminha sobre essas palavras, deixando sobre elas suas pegadas. Enquanto isso, lava o seu corpo e retira de sua pele essa sujeira momentânea.
Na performance Purificação I, a artista utiliza seu corpo como uma capa, que se recusa a aceitar que estas palavras o definem. O corpo antes frágil e sujeitado a uma representação pejorativa, transforma-se em agente ativo de poder, que rejeita esta representação e se purifica tanto interna quanto externamente ao se lavar desta alcunha a ele imputada.
Sobre a artista
Natural de Belo Horizonte, onde vive e trabalha, Priscila Rezende é artista visual graduada em Artes Plásticas pela Escola Guignard – UEMG, e Mestre em Artes da Cena pela UFMG.
Desenvolve trabalhos em múltiplas linguagens, tendo a performance como produção expressiva em sua trajetória. De maneira catártica, se apropria da raiva e da violência como instrumentos para confrontar o racismo, a misoginia e o machismo. A visceralidade é um traço marcante e recorrente em sua obra, que busca golpear o público com um enunciado direto e claro. Dentre sua atuação destaca-se a presença em exposições em diversas regiões do Brasil como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Amapá e Rio Grande do Sul e em países como Alemanha, Inglaterra, EUA, Espanha, Holanda e Polônia.
Serviço
Quarta Doze e Trinta – Novembro negro UFMG
Purificação I
Performance de Priscila Rezende
13 de novembro, às 12h30
Praça de Serviços – Campus Pampulha
Av. Antônio Carlos, 6.627, Pampulha
Apresentação gratuita.