Pró-reitor de Cultura está em Portugal para compartilhar experiências da UFMG em políticas culturais

Fernando Mencarelli palestrou nesta quarta-feira, 2, na Universidade do Porto e realiza nova palestra na segunda, 7 de abril, na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa

 

sexta-feira, 4 de abril de 2025

Pró-reitor de Cultura da UFMG, Fernando Mencarelli realiza palestra na Biblioteca Nacional de Portugal,a segunda-feira, 7. (Foto: Wikimedia Commons)

O pró-reitor de Cultura da UFMG, Fernando Mencarelli, realizou palestra nesta quarta-feira, 2 de abril, na Universidade do Porto, em Portugal, e fará nova conferência na próxima segunda-feira, 7, no Plano Nacional das Artes, na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa. As ações integram o programa Programa Especial de Cooperação Internacional, Políticas para as Artes e Culturas nas Instituições Públicas de Ensino Superior – 2015/2025 – Brasil/Portugal, financiado pelo Cnpq. 

“Desde 2019, estabelecemos uma parceria e intercâmbio muito produtivo entre o Plano Nacional das Artes de Portugal, a UFMG e um conjunto de outras instituições públicas de ensino superior do Brasil e Portugal. O PNA é um programa do governo português para o desenvolvimento das artes, culturas e patrimônios em todos os níveis do ensino no país. Foi criado em 2019 pelos ministérios da educação e da cultura. Nos últimos anos, incluiu ações para o ensino superior através do Conselho dos Reitores das Universidades Portuguesas”, explica Fernando Mencarelli. 

Nos encontros, o pró-reitor de Cultura apresenta a experiência da UFMG, como foi construída a estratégia cultural da UFMG e as diferentes áreas da ação da pró-reitoria de Cultura, contextualizando-a nas políticas culturais brasileiras. “Através da experiência que estamos desenvolvendo no Brasil ao longo das últimas décadas – e com mais ênfase a partir de 2017 – na estruturação de políticas para as artes e culturas nas universidades públicas, temos estabelecido um grande intercâmbio com o PNA e as universidades e institutos politécnicos portugueses. Esta missão de trabalho se desenvolve neste contexto para partilharmos experiências de estruturação de nossa Pró-reitoria de Cultura e nossos avanços na gestão e políticas culturais na UFMG e no contexto brasileiro. Portugal acaba de lançar uma nova agenda para o PNA, visando os anos 2025-2029, em que estimulará e financiará políticas e planos estratégicos de cultura em suas instituições de ensino superior e para isso quer partilhar nossas experiências, afirma Mencarelli.

Ainda em Portugal, o pró-reitor fará uma visita técnica à Escola Superior de Artes e Design do Politécnico de Leiria, em parceria com o Plano Nacional das Artes.