O Mapeamento Cultural é um projeto que propõe a construção de mapas culturais na UFMG.
O objetivo geral é realizar um diagnóstico da cultura na universidade, identificando, registrando e analisando agentes, espaços e ações culturais.
A realização das edições são coordenadas pela Pró-reitoria de Cultura da UFMG, junto com pesquisadores convidados. Já foram realizados mapeamentos dos períodos 2019 a 2021 e 2022 a 2023.
A primeira etapa do mapeamento consiste na coleta de informações junto à comunidade da UFMG, por meio de um questionário on-line composto de perguntas fechadas e abertas.
Pela análise quanti-qualitativa dos dados obtidos, visa-se conhecer agentes, espaços e ações vinculadas à cultura na UFMG, em um recorte temporal.
Na segunda etapa, os dados são sistematizados de acordo com as dimensões da cultura na UFMG, dando sequência ao georreferenciamento dos agentes e espaços de cultura.
Este georreferenciamento permite a visualização das redes de cultura que a UFMG estabelece com o município de Belo Horizonte, com o estado de Minas Gerais, com o Brasil e com o exterior. Em etapa posterior, os dados são analisados estatística e qualitativamente.
Clique nas imagens para ampliar, e conheça os dados de 2019 a 2021:
A cada etapa, são apresentados os resultados, parciais e finais, à comunidade universitária. Ao final do processo, o mapa cultural da UFMG é disponibilizado em hotsite, e os resultados da pesquisa são divulgados em artigos acadêmicos.
Espera-se que, com o mapeamento cultural, constitua-se um retrato dos agentes, espaços e ações culturais na UFMG, viabilizando a construção de indicadores culturais e de informações quanti-qualitativas que subsidiem a elaboração de um futuro Plano de Cultura da UFMG.
Saiba mais sobre o projeto e participe da pesquisa em www.ufmg.br/mapadacultura