Corredor da memória apresenta acervo inédito de alunos expulsos devido ao regime militar | AgendaIN UFMG

A partir desta segunda-feira, 19 de outubro, o Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor) apresentará a exposição “Alunos da Faculdade de Medicina com veia revolucionária”. A exposição foi montada, além dos documentos institucionais, através de documentos cedidos pela família de Maria Auxiliadora Lara Barcellos, ex-estudante da Medicina e ex-guerrilheira que lutou contra a ditadura.

Os arquivos que serão apresentados são inéditos. Dentre eles, está o passaporte da Maria Auxiliadora, fotos dela no exílio, certidão de nascimento, documentos do translado do seu corpo para o Brasil, reportagens que saíram na Alemanha, entre outros. Além disso, haverá uma série documental, sob a guarda do Cememor, com nomes de alunos da Faculdade de Medicina que foram expulsos devido ao regime de exceção como Jorge Raimundo Nahas, Ângelo Pezzuti da Silva, Gilney Amorim Viana e Athos Magno Costa e Silva.

“Para a exposição coletamos dados, fotos, histórias para mostrar, antes de tudo, o lado social da Auxiliadora como aluna, uma jovem, colega e no meio da família”, afirma Emely Vieira Salazar, psicóloga e cofundadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina (Napem). “Essa história não deixa de ser institucional porque a própria Faculdade ficou fechada, foi quebrada e teve diversos alunos envolvidos durante a ditadura. Ela também é social porque representa a ideologia dos estudantes da época”, completa Ethel Mizrahy, historiadora do Centro de Memória.

Em umas das telas do Corredor da memória será exibido cenas, sem som, do filme Retratos de Identificação que será exibido no MedCine, no dia 28 de outubro. Leia mais sobre a sessão em “Medcine exibe filme com histórias de estudantes de medicina que lutaram contra a ditadura“.