Diferenças entre organizações de países asiáticos, europeus e latino-americanos serão abordadas em palestra no campus Pampulha | AgendaIN UFMG

Diferenças entre organizações de países asiáticos, europeus e latino-americanos serão abordadas em palestra no campus Pampulha

A trajetória de criação da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), que reúne dez países, e as diferenças entre esta e entidades similares em outros continentes serão abordados em palestra nesta quarta-feira, 2, às 19h, no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), no campus Pampulha.

A palestra The ASEAN Secretary and Secretaries – General of International Organizations in Asia será proferida por Bob Reinalda, professor do Institut d’Études Politiques (França) e do programa europeu de intercâmbio Erasmus. Reinalda vai discorrer sobre a criação da ASEAN até sua formalização e sobre as secretarias gerais de organizações internacionais na Ásia.

O evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ceao@dri.ufmg.br, pelo telefone (31) 3409-3258 e no site da Diretoria de Relações Internacionais (DRI). A conferência integra a série de seminários promovida pelo Centro de Estudos da Ásia Oriental (CEAO), da DRI.

Doutor em Ciências Sociais pela Rijksuniversiteit Groningem (Holanda), Bob Reinalda foi professor de Relações Internacionais no Departamento de Ciências Políticas da Radboud University Mijmegen. É pesquisador-chefe do Institute for Management Research (IMR) da Nijmegen School for Management (NSM) e membro emérito do Netherlands Institute of Governmenet (NIG), faculdade holandesa de pesquisa em administração pública e ciências políticas. De 1993 a 2007, foi funcionário do Departamento de Estudos Americanos, no qual lecionou Política internacional americana. Como professor do programa de intercâmbio Erasmus tem lecionado sobre organizações internacionais no Institut d’Études Politiques (IEP) desde 2004.

A Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) foi criada em 8 de agosto de 1967, na Tailândia, com assinatura da Declaração de Bangkok pelos países fundadores – Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura e Tailândia. Nas décadas de 80 e 90 tornaram-se membros da entidade Brunei, Vietnã, Laos, Myanmar e Camboja, completando o conjunto de dez países que hoje integram a ASEAN.

(Com Setor de Comunicação da DRI)

  • Organizador : Diretoria de Relações Internacionais (DRI) - UFMG
  • E-mail : ceao@dri.ufmg.br
  • Telefones : (31)3409-3258 /
  • Website : https://www.ufmg.br/dri/