Evento no campus Pampulha vai reunir laboratórios que desenvolvem tecnologias para estudo e preservação de bens culturais | AgendaIN UFMG

De 7 a 9 de dezembro, pesquisadores dos mais conceituados laboratórios de pesquisa em ciência, tecnologia e inovação para o estudo e a preservação de bens culturais do Brasil estarão reunidos no campus Pampulha, para o IPERION BR – 1º Encontro da Rede de Laboratórios Associados. Além de promover discussão sobre aspectos da pesquisa e da atuação dessas instituições, o evento tem o objetivo de criação da Associação Nacional de Tecnologia e Ciência do Patrimônio (Antecipa), que desenvolverá ações de promoção da importância da inovação como ferramenta de gestão do patrimônio cultural.

Estarão presentes também os coordenadores das quatro últimas redes de ciência, tecnologia e inovação da Europa, formadas a partir do ano 2000. Durante o evento, os laboratórios brasileiros se associarão formalmente à atual rede europeia, a Plataforma Integrada para a Infraestrutura de Pesquisa sobre Patrimônio Cultural (Iperion CH).

A organização do encontro está a cargo do Laboratório de Ciência da Conservação (Lacicor), da Escola de Belas Artes, da Universidade de Peruggia (Itália), da Iperion CH e do Conselho Nacional de Pesquisas da Itália. Participarão, entre outros, representantes de órgãos como o Iphan e de laboratórios de universidades como a UFBA, a UFRJ, a USP e a Unicamp.

O evento terá ainda a participação do Ministério Público de Minas Gerais, que liderou ação de resgate de patrimônio na região de Mariana, após destruição causada pelo rompimento de barragem de rejeitos de minério. O Centro de Conservação de Bens Culturais (Cecor), da Escola de Belas Artes, participou ativamente dessa missão.

Na segunda-feira, 7, as atividades serão no auditório A104 do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2); na terça e na quarta-feira (8 e 9), no auditório da Escola de Belas Artes.

Para mais informações e para a realização de inscrições, acesse o site da LACICOR.

• Organizador : Laboratório de Ciência da Conservação - CECOR - EBA/UFMG
  • E-mail : lacicor@gmail.com