Evento vai reunir em Belo Horizonte pesquisadores e juristas para debater relação entre pobreza e acesso a direitos | AgendaIN UFMG

Belo Horizonte vai sediar, de 11 a 14 deste mês, o 24º Congresso Nacional do Conpedi, que vai reunir pesquisadores em Direito de todo o país. O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (Conpedi), com o apoio da UFMG, da Fumec e da Escola Superior Dom Helder Câmara, que vão abrigar as atividades.

Sob o tema Direito e política: da vulnerabilidade à sustentabilidade, o Congresso pretende refletir sobre como a pobreza interfere no acesso aos direitos. A intenção é apontar alternativas que aliem os conceitos de sustentabilidade social, cultural e material. “Queremos tratar da vulnerabilidade de uma perspectiva abrangente e ampla, não apenas pelo viés econômico, mas do ponto de vista da vulnerabilização das populações e grupos e da falta de acesso a direitos”, explica a coordenadora do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Direito da UFMG, Maria Fernanda Salcedo Repolês. “Da mesma forma, a sustentabilidade não será tratada de maneira restritiva ao meio ambiente, mas entendendo o meio ambiente como algo que diz respeito à integração das pessoas e das comunidades.”

Cerca de mil pessoas são esperadas apenas para a abertura do evento, no Cine Theatro Brasil Vallourec. Após a solenidade, haverá a conferência magna Crise de legitimação? Sobre as contradições políticas do capitalismo financeirizado, proferida pela professora Nancy Fraser, titular da cátedra Henry A. and Louise Loeb de Ciências Políticas e Sociais da New School for Social Research, de Nova York.

Ao longo do encontro, serão apresentados 1.732 trabalhos científicos classificados em 53 diferentes linhas de pesquisa e aprovados previamente por avaliadores. A programação ainda prevê doze painéis temáticos e atividades culturais. Mais informações estão disponíveis na página do evento. www.conpedi.org.br

Conheça a programação.

11/11

18h – Abertura e conferência magna: Crise de legitimação? Sobre as contradições políticas do capitalismo financeirizado – Nancy Fraser