Integrada à recepção de calouros, primeira edição do Domingo no Campus de 2017 recebe sugestões de programação | AgendaIN UFMG

A programação da primeira edição do Domingo no Campus de 2017, agendada para 12 de março, está aberta a sugestões da comunidade universitária até 3 de fevereiro. As propostas podem contemplar desde práticas artísticas e culturais até atividades esportivas e brincadeiras. Elas serão avaliadas pelas pró-reitorias de Extensão e de Assuntos Estudantis. A eventual viabilização das propostas será comunicada aos proponentes até 10 de fevereiro. Os interessados devem preencher formulário on-line.

O evento ocorrerá no gramado da Reitoria, no bosque da Escola de Música e na Praça de Serviços, com o intuito de promover a integração de calouros e veteranos, familiares e amigos.

A proposta de incluir o Domingo no Campus como atividade de recepção dos calouros partiu de grupo de alunos do Instituto de Ciências Exatas (Icex), como explica o estudante Hygor Hernane Telles, coordenador-geral do Diretório Acadêmico (DA) e graduando em Sistemas de Informação: “Os centros acadêmicos e DAs dos nove cursos de graduação do Icex têm a tradição de preparar atividades para acolher os calouros, mas pretendíamos organizar algo independente dos cursos. Existem várias iniciativas que os alunos não conhecem e achamos que seria muito bom combinar a expansão da recepção de calouros com a divulgação dessas atividades no Domingo no Campus”, justificou.

A vice-reitora Sandra Goulart Almeida ressalta que o Domingo no Campus vem se consolidando como importante iniciativa de abertura da Universidade para a comunidade. “A edição de março se reveste ainda de um significado especial, pois está inserida nas comemorações dos 90 anos da UFMG. Este é mais um presente que a instituição oferece à população”, afirma Sandra Almeida.

Para a pró-reitora de Extensão, Benigna Maria de Oliveira, além de aproximar a população de Belo Horizonte da Universidade, o Domingo no Campus também tem o objetivo de integrar a comunidade universitária. “Nas edições anteriores, ocorreram atividades em parceria com projetos de diferentes grupos da UFMG. Por isso, acreditamos que a participação da comunidade universitária na construção do evento contribuirá para reforçar a apropriação do campus como espaço de convivência e de lazer”.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Tarcísio Mauro Vago, define o próximo Domingo no Campus como “um evento de boas-vindas, de acolhimento, de partilha, de usufruto do campus de um modo diferente com artes, teatro, jogos e brincadeiras, ciclismo”.

Mais informações e a programação estão disponíveis no Facebook do evento.

• Organizador : comunidade universitária