Jornalista Franklin Martins vai ministrar minicurso sobre relação entre música e política na república brasileira | AgendaIN UFMG

A intensa relação entre música e política no Brasil será o tema do minicurso Quem foi que inventou o Brasil? A música popular conta a história da República, que será ministrado pelo jornalista Franklin Martins, de 14 a 16 de outubro, na Fafich.
O curso terá cinco aulas em três dias, sobre períodos da política: República Velha, Era Vargas, redemocratização, ditadura militar e Nova República.

Franklin Martins trabalhou em veículos como O Globo, O Estado de S.Paulo, Época, rádios CBN e Bandeirantes, TV Globo e TV Bandeirantes. Foi correspondente do Jornal do Brasil em Londres e, de 2007 a 2010, ocupou o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Um dos principais dirigentes do movimento estudantil brasileiro durante a ditadura militar, Martins participou ativamente da luta pela redemocratização do país. Viveu onze anos entre a clandestinidade e o exílio e, durante esse período, editou jornais e revistas da resistência, dentro e fora do país. Franklin é diplomado pela Escola Superior de Altos Estudos em Ciências Sociais da Universidade de Paris.

O minicurso, que é realizado pela Fafich e pelo Projeto República, recebe inscrições, gratuitas, pelo e-mail projetorepublica@ufmg.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-6498.