Programa de cátedras recebe Antonio Pinelli, pesquisador de mitos de origem das imagens. | AgendaIN UFMG

O professor Antonio Pinelli, da Università degli Studi di Firenze (Itália), apresentará, na próxima terça-feira, 13, a conferência O tempo na armadilha: os artistas e o problema da representação espacial do tempo. A palestra integra o seminário História da Arte – Instruções de Uso, que terá início às 14h, no auditório do Conservatório UFMG.

Antonio Pinelli é autor de diversas publicações sobre o mito de origem das imagens, suas migrações, transmigrações, transfigurações e transformações. Suas pesquisas buscam traçar o percurso de pinturas, esculturas, tapeçarias e outras formas de representação do mundo das imagens.

Indicado pela professora Maria do Céu Diel, da Escola de Belas Artes, o professor Pinelli estará na UFMG do dia 10 ao dia 18 deste mês, como convidado do programa de cátedras financiado pela Fundep e organizado pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat).

Além da conferência, o evento contará com uma apresentação musical, palestras e debates com os professores convidados, lançamento de livros e a abertura da exposição Memória da água, que reúne trabalhos de artistas mineiros. A exposição, que ficará no Conservatório de 13 a 16 de outubro, é realizada em parceria com o Grupo de pesquisa sobre o Desenho e a Palavra (Linha). A entrada é gratuita.