UFMG vai sediar simpósio internacional que explora relação entre corpo e virtualidade | AgendaIN UFMG

Os impactos da cultura digital nas subjetividades da atualidade serão objeto de simpósio internacional na UFMG, de 7 a 9 de março. O 1º Simpósio internacional subjetividade e cultura digital, que terá o tema O corpo e a virtualidade, é promovido pelos programas de pós-graduação em psicologia da UFMG e da PUC Minas. A submissão de propostas de trabalhos deve ser feita ainda em janeiro, até o próximo dia 20.

O simpósio reunirá pesquisadores nacionais e internacionais de diferentes campos do saber. A programação inclui mesas-redondas interdisciplinares, conferências, atrações culturais e lançamento de livros, incluindo Uma breve história da adolescência, de David Le Breton, e Juventude e cultura digital, organizado por Nádia Laguárdia de Lima, Márcia Stengel e Vanina Costa Dias, que também são as realizadoras do evento.

O simpósio contará com a participação de David Le Breton, professor de sociologia e antropologia na Universidade de Strasbourg, na França. Le Breton é autor de uma série de obras sobre o corpo, traduzidas para várias línguas.

Também participa como convidada a professora Cristina Ponte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. Cristina Ponte é autora de diversos livros e coordena, em Portugal, a rede de pesquisa Global kids online, que reúne pesquisadores de 33 países e investiga as experiências on-line de crianças e jovens.

Para participar do simpósio, é necessário realizar inscrição pela internet. As taxas variam de acordo com a data de inscrição e a categoria em que se vai participar.

Mais informações estão disponíveis no site do grupo de pesquisa Além da Tela, que promove o evento.

• Organizador : programas de pós-graduação em psicologia da UFMG e da PUC Minas