Colaboratório UFMG

O Colaboratório UFMG é um espaço digital dotado de produtos e serviços dedicados à colaboração acadêmica. Visa potencializar o desenvolvimento e a experimentação de novas abordagens e produções colaborativas, modelos inovadores de comunicação e de divulgação científica e o compartilhamento de ferramentas, dispositivos e metodologias de ensino, pesquisa e extensão na interface Universidade-Sociedade.

+

busca

Colaboração

Colaboração, pesquisa e extensão na interface Universidade-Sociedade.

01

Compartilhamento

Compartilhamento de ferramentas, dispositivos e metodologias de ensino.

05

Novas abordagens

Potencializar o desenvolvimento e a experimentação de novas abordagens e produções colaborativas.

02

Produtos e serviços

Um espaço digital dotado de produtos e serviços dedicados à colaboração acadêmica.

04

LOGOS_saberes-plurais-museu-virtual
LOGOS_imagens-do-conhecimento
biblioteca-digital_2
UFMG Tube
view more +

(Português) Percurso de um cientista: aos 80 anos, professor emérito Ramayana Gazzinelli do ICEX é homenageado na UFMG

postado em
8 de Abril de 2016
escrito por
estagiario
categoria
Notícias
comentários
0 comentários

read more +

Compartilhe:

Busca


Depoimentos

“Há necessidade de um pensamento: I) que compreenda que o conhecimento das partes depende do conhecimento do todo e que o conhecimento do todo depende do conhecimento das partes; II) que reconheça e examine os fenômenos multidimensionais, em vez de isolar; de maneira mutiladora, cada uma de suas dimensões; III) que reconheça e trate as realidades, que são, concomitantemente solidárias e conflituosas; IV) que respeite a diferença, enquanto reconhece a unicidade. É preciso substituir um pensamento que isola e separa por um pensamento que distingue e une. É preciso substituir um pensamento disjuntivo e redutor por um pensamento do complexo, que ‘tece junto’.”

MORIN, Edgar ( 2003: p. 89) -

" Nossa época, ao fazer de todos e de cada um sujeitos plenamente capazes de exercitarem suas capacidades simbólicas, exige uma nova pedagogia que, recuperando o seu sentido clássico, seja uma pedagogia para a cidadania expandida, que não se contentará com menos que a plena realização da liberdade emancipadora."

PAULA, João Antonio (2011: p. 12) -

Twitter