Artistas

Vitalina

"É possível ver em suas mãos as marcas do ofício." vitalina5-prt
“É possível ver em suas mãos as marcas do ofício.”

Vitalina Pereira Xavier, conhecida como Dona Vitalina, é filha de Joana e Marçalino. Nasceu em Campo Alegre, no município de Turmalina (MG).

Ela, que hoje tem cento e seis anos, trabalhava com cerâmica desde seus doze anos de idade. Quando jovem, tinha que colher a matéria prima para a produção das peças e, ao estarem prontas, as levava sobre a cabeça para vender. Mas a alegria e a gratidão sempre a acompanharam. Algumas de suas obras transparecem sua espontaneidade e senso de humor, representando situações do cotidiano das pessoas do Vale do Jequitinhonha.

O artesanato e a lavoura foram suas fontes de sustento na criação dos quatro filhos após a morte do marido. Foi parteira, mãe, trabalhadora… Dona Vitalina assumiu muitos papéis, dedicando-se ao de artesã por mais de oitenta anos. É possível ver em suas mãos as marcas do ofício. Ela, porém, também deixou a sua marca na história do artesanato do Vale, ensinando a arte para familiares e pessoas da região. Participou da formação da Associação dos Artesãos e Lavradores de Campo Alegre.

Apesar de sua importância para a cultura de sua comunidade, não guardou nenhuma obra de autoria própria.

Cidade :
Ofícios :
Vitalina – Entrevista Completa
Mestra Vitalina, ceramista