Artistas

Valmir Das Graças Paulino

Valmir das Graças Paulino, morador de Datas, município vizinho a Diamantina, região que integra o Vale do Jequitinhonha. Valmir tem a madeira como matéria-prima e especializou na produção de pombas do divino espírito santo, tendo como diferencial a elaboração de uma técnica apurada em entalhe que possibilita o encaixe das penas também esculpidas na madeira.

A descoberta deste método veio da sua partilha, persistência, e a reflexão advinda do seu processo de criação, e ressalta um ciclo potente que jamais poderíamos perder de vista em processos de aprendizagem e no nosso viver. Verbos como amar, querer, dedicar, persistir são as palavras que mais se encontram em seu depoimento. Logo no início da entrevista Valmir constata que:

“O artesanato muitas vezes te convida a achar a perfeição”, e em seguida, afirma que a perfeição, ou aquilo que poderia, para alguns, estar melhorando a obra, para outros, está é piorando. Valmir afirma que será só mesmo por amor que um trabalho poderá sair bem-feito, além da persistência, do esforço e da rotina. A disciplina, a dedicação, a concentração são condições para realização de técnicas apuradas, e ao ensinar aos seus seguidores, o artista aponta que não será de um dia para o outro.

Atualmente sua arte está difundida pelo mundo, inclusive no Vaticano, pois uma de suas pombas foi presenteada ao papa Francisco quando esteve em visita no Brasil. Valmir relata que seu trabalho também trouxe reconhecimento para Datas.

(Jonathan Guilherme)

 

Fonte e acesso ao trabalho: http://www.pousoeprosa.com.br/site/artesao/1209

Cidade :
Mestre Valmir – Datas (MG) – (vídeo curto)