Blog

Curta-documentários abordam a cidade e os ofícios tradicionais
COMENTÁRIOS
0

sapateiros BH
Imagem divulgação “Sapateiros de BH”

 

Os ofícios tradicionais e sua relação com as cidades contemporâneas, esse foi o mote para a criação de três curta-documentários que abordam o “saber-fazer” de alfaiates, carroceiros e sapateiros.

Os documentários, produzidos por meio do edital “Ofícios de Belo Horizonte”, da Fundação Municipal de Cultura, são “Alfaiates de Belo Horizonte”, dirigido por Ana Luísa Santos e Sílvia Godinho; “Marquinhos e Princesa”, dirigido por Nélio Costa e “Sapateiros de BH: O passo a passo de uma tradição“, dirigido por Fred Carvalho.

No primeiro, o ofício da alfaiataria é visto a partir da perspectiva da passagem do tempo. Cinco profissionais, de diferentes gerações, e que ainda se mantém em atividade, revelam suas memórias, a trajetória na profissão e sua relação com a cidade. “Marquinhos e Princesa”, conta a história de um carroceiro e sua mula nas idas e vindas pela metrópole belorizontina. Já em os Sapateiros de BH, oito personagens relatam o dia a dia do ofício e projetam suas expectativas em relação ao futuro da profissão.

A pré-estreia dos curta-documentários será no dia 23 de maio, às 19h, no Cineclube Olaria, que fica na Estação Ecológica da UFMG, Campus Pampulha. Após a sessão, haverá debate com os diretores e apresentação musical da banda Capitania do Samba.

 


Comentários
Deixe o seu comentário!