Blog

I Seminário de Arte Popular no Centro de Arte Popular – Cemig
COMENTÁRIOS
0

xícara de Ana do BaúO Ministério da Cultura e a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais realizam de 14 a 15 de maio, o I Seminário de Cultura Popular.

O evento que acontece no Centro de Arte Popular – Cemig, que integra o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, tem o objetivo de trazer ao debate, os desafios para se pensar o popular no mundo onde existem tantas trocas e misturas culturais.

Para José Márcio de Barros, curador do seminário, “as culturas populares são consideradas por muitos como reminiscências de um tempo em extinção, ou mesmo, manifestações de menor importância, na medida em que não dialogam com as mídias digitais. Vale a pena lembrar que não existem culturas estáticas. Todas elas sejam populares, eruditas, massivas ou tradicionais e identitárias, possuem a marca da dinamicidade e da transformação. Além de constatar a presença e a importância das expressões culturais de matriz popular, tradicional e identitária, o mundo contemporâneo nos desafia a pensar como se relacionam modelos e práticas culturais marcadas por dinâmicas de permanência e transformação. Esse é o desafio que buscaremos enfrentar neste seminário”.

“O popular no Mundo Contemporâneo” é o tema da primeira mesa, que acontecerá no dia 14 de maio. Neste dia, serão abordadas questões conceituais para se pensar o popular e os desafios atuais para as políticas públicas voltadas ao universo do tradicional e do identitário, por meio das reflexões de Glaura Lucas – etnomusicóloga, professora da UFMG – e de Marcelo Manzatti – cientista social e antropólogo, presidente do Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais.

“As vozes e os Saberes dos Mestres”, tema da segunda mesa, que será realizada no dia 15 de maio, será ressaltada a importância dos mestres das culturas populares nas dinâmicas culturais da atualidade. Fazem parte dessa mesa: Frei Chico – pesquisador de campo e gabinete, músico e sacerdote e o artista e professor Gil Amâncio.

No dia 15 de maio, encerrando o evento, Dona Valdete e o Grupo Meninas de Sinhá, receberão uma homenagem especial.

I SEMINÁRIO DE CULTURA POPULAR
Período : 14 e 15 de maio
Entrada: Gratuita
Centro de Arte Popular – Cemig:
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1608 – Bairro Funcionários – Belo Horizonte/MG
Informações: (31) 3222-3231 / centrodeartepopular@cultura.mg.gov.br
Assessoria de Imprensa – Angelina Gonçalves – (31) 8876-8987
Ângela Azevedo – (31) 9114-7229


Comentários
Deixe o seu comentário!