Blog

Mostra Quando o Jequitinhonha Canta e Dança
COMENTÁRIOS
0

Questionamentos sobre as identidades e as múltiplas faces da cultura popular são alguns dos temas levantados na exposição Quando o Jequitinhonha Canta e Dança, aberta de 15 de maio a 1º de junho, no Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade.

De acordo com os organizadores, a exposição tem como objetivo retratar os costumes culturais do Vale do Jequitinhonha através de suas manifestações artísticas. Para isso, serão apresentados fotografias, pinturas e registros audiovisuais que mostram a arquitetura, o cotidiano, os personagens e as paisagens locais do Norte de Minas.

Segundo Luis Moraes, coordenador do Núcleo de Expografia do Espaço do Conhecimento UFMG, a exposição vai retratar o Jequitinhonha como um polo irradiador de cultura. “Não queremos trazer um mapa geopolítico da região, mas justamente questionar, mostrar que a cultura extrapola esses limites imaginados”, ressalta.

Entre as atrações estarão imagens do documentário Os Meninos e o Boi, músicas do coral Trovadores do Vale, fotografias de Vilmar Oliveira e pinturas da artista plástica Marina Jardim. Os visitantes também poderão conferir trechos do livro Dicionário de Cultura Popular, de Frei Chico, resultado de anos de pesquisa sobre a religiosidade e cultura, que será lançado durante a exposição.

A abertura oficial de exposição acontece nesta quinta-feira, às 19h, e contará com a apresentação Poética Musical, de artistas da região. A entrada é gratuita.

A mostra Quando o Jequitinhonha Canta e Dança é organizada pelo Instituto Sociocultural do Jequitinhonha e Espaço do Conhecimento UFMG. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8350.

(Com Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG)Imagem do documentário Os Meninos e o Boi  - foto de Márcio Pereira - 1


Comentários
Deixe o seu comentário!