Município

Francisco Badaró

O município de Francisco Badaró tem suas origens no século XVIII, com a vinda de bandeirantes em busca de ouro. Naquela época, as descobertas do mineral, em especial no Córrego Sucuriú, fizeram surgir a Igreja de Nossa Senhora da Conceição que, depois, daria nome ao local: Vila de Nossa Senhora da Conceição de Sucuriú. Porém, em 1948, a Vila passou a se chamar Francisco Badaró, em homenagem a importante figura homônima, de grande atuação política na região. A emancipação do município veio apenas no final de 1962, consolidando-se oficialmente em 1963.

Além da beleza e história que se refletem em seus casarões e Igrejas, a cidade ainda guarda manifestações culturais e folclóricas que são de longa data, como a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Sucuriú. Realizada sempre no terceiro domingo de Julho, é a maior festa religiosa do município que, além de louvar a Nossa Senhora, representa a luta dos escravos e de todo povo badaroense. A festa transcorre ao ritmo de tambores e de cânticos e busca representar a vida dos ancestrais negros, com seus cortejos reais e louvação dos congadeiros e tamborzeiros.

Ainda com relação ao universo musical, a cidade é conhecida pelas Cantigas de Nove, Vilão, Folias de Reis e pelo Grêmio Lítero Musical “Sete de Setembro”. Este último, de acordo com relato de moradores mais antigos e de documentação esparsa, tem suas origens nos anos finais do século XIX. Atualmente, o Grêmio é responsável por dar continuidade à tradição musical do município, mantendo uma escola de música gratuita, e participando de comemorações importantes que acontecem na cidade.

No que concerne ao artesanato, Francisco Badaró destaca-se pela criação artística feita em algodão, madeira e palha. Merece ainda ser mencionada a produção de doces caseiros que lá é feita. A economia local se apoia na produção agropecuária, sendo o artesanato do algodão, o beneficiamento de cereais e dos derivados do leite, os principais produtos comercializados.

Dados Demográficos:

População: 10.248

População urbana: 3.191

População rural: 7.057

Fonte: IBGE. http://cod.ibge.gov.br/24D93

Acesso em 02 out. 2013

Ofícios :
Artistas :