Notícias

Coletânea “Saberes Plurais” é destaque em programa de TV

Mestre Antônio_Bastidores

O projeto “Saberes Plurais – Museu Virtual”, uma iniciativa da Coordenadoria de Políticas de Inclusão Informacional (CPINFO), em parceria com o Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, foi tema do programa Globo Horizonte, exibido no último domingo, seis de outubro.
A professora Maria Aparecida Moura, coordenadora do projeto, falou ao programa sobre a iniciativa que objetiva promover espaços de produção, difusão e compartilhamento de dispositivos multimodais dedicados ao imaginário, à memória e às oralidades populares com o propósito de ampliar a memória social brasileira, a partir das histórias de vida e da perspectiva dos cidadãos comuns.
Na ocasião, o foco esteve na coleção dedicada aos Mestres de Ofício do Vale do Jequitinhonha, conteúdo em destaque no lançamento do museu no Colaboratório Digital UFMG, em maio de 2013.
No espaço colaborativo on-line, voltado à divulgação e à articulação da experiência, é possível não só acessar o material produzido sobre os artesãos, mas também interagir com o projeto através do envio de conteúdo relativo às práticas ali apresentadas.
Além do site, o projeto contou com a elaboração de DVDs e Livretos sobre os mestres de ofício. As gravações dos documentários aconteceram ao longo de 2012 e 2013 e foram realizadas nas cidades dos artesãos homenageados, o que deu à equipe a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre “o fazer” de cada um dos entrevistados, produzindo-se assim um material bastante rico.
Finalizada a parte audiovisual, partiu-se para a elaboração dos livretos, que trazem textos de pesquisadores e estudiosos do Vale do Jequitinhonha, da cultura e da memória populares. Os livretos foram elaborados em parceria com a Editora UFMG, garantindo-se, dessa forma, a ampla divulgação e circulação do material.
Já se encontram disponíveis os seguintes livretos: Mestre Antônio de Bastião; Mestra Dona Izabel; Mestra Lira Marques; Mestre Ulisses Mendes e Mestra Zefa.
Nos próximos meses, serão lançados mais encartes multimídia (DVD e livreto), também dedicados aos Mestres de ofício do Vale do Jequitinhonha, além da publicação da coleção no site Saberes Plurais, do Colaboratório UFMG.

FOTOS