Notícias

Faleceu a Mestra Ana do Baú

Faleceu na madrugada desta quarta-feira (28/01), em Minas Novas, a artesã Ana Fernandes de Souza, Ana do Baú, aos 88 anos de idade.

Em 1927 nascia na comunidade de Campo Alegre, em Turmalina, Ana Fernandes de Souza. Após a morte dos pais, morou com a irmã adotiva, Natália, na Fazenda do Baú. Lá a vida era a lida dura do campo. Foi nesta época que ficou conhecida como Ana do Baú.

Nas horas vagas, modelava o barro. “Tinha uns 10 anos quando comecei a fazer as panelinhas, ia na casa dos outros e observava, ninguém nunca me ensinou, eu ia pelejando, pelejando, Deus ajudou e eu aprendi”, revela com simplicidade.

Suas obras são de temáticas e tamanhos variados: mulheres sorridentes, com “rolinhos” nos cabelos, galinhas, vacas, beija-flores, pessoas e arvoredos. Em suas esculturas, chama atenção a forma como reproduz com naturalidade as cenas do cotidiano, além dos detalhes. “Mesmo nos meus bules menores se podia beber água; eu escavava direitinho, para que ficasse bem feito, trabalho de muita paciência. Isso ninguém fazia”, conta ela.

Há quase 20 anos D. Ana não trabalha mais com cerâmicas, desde a morte da irmã: “Estava acostumada a trabalhar com a Natália e sozinha ficou pesado, mas eu tenho saudade de quando eu fazia, lembro como era, foi Deus quem me ensinou”.

As obras de Ana do Baú podem ser vistas no Memorial da América Latina, em São Paulo, em acervo reunido pelos franceses Jacques e Maurren Bisilliat.ana do baú C

FOTOS