DADOS TÉCNICOS:

Responsável(s):

Maria Aparecida Moura – CPINFO, Belo Horizonte, Brasil.

Data e local: Belo Horizonte, quarta-feira, 13 de fevereiro de 2012.

Contato: ddc-cpinf@proex.ufmg.br

Realização e disponibilização online:
Maria Aparecida Moura (CPINFO/UFMG)
Marcos Morais (CPINFO/UFMG)
Helton Santos (Núcleo WEB/CEDECOM/UFMG)

Tema(s): Linguística. Metodologia científica. Ambientes digitais. Redes sociais. Fenômenos da linguagem. Processo criativo. Escrita colaborativa. Letramento acadêmico. Multimodalidade. Web gênero. Jornais digitais.

Idioma(s): português

APRESENTAÇÃO

Na série Perfis, pesquisadores e professores de diferentes departamentos e laboratórios de pesquisa da UFMG e outras instituições de ensino, refletem sobre a  trajetória acadêmica, o processo de criação, ciência, conhecimento, extensão universitária e os  elementos que constituem uma carreira científica.

Tempo: 44’15″

Sinopse:
Visão da ciência. Ciência no ambiente digital. Carreira acadêmica em Linguística. Escrita colaborativa. Autoria e Plágio. Escrita acadêmica. A forma da escrita acadêmica. Letramento multissemiótico. Formação do professor para a multimodalidade. Formação do aluno para a multimodalidade. Web gênero. Processo pessoal de pesquisa em Linguística.O trabalho com a escrita.

00′:00″ Ciência
02′:00″  Ciência no ambiente digital
06′:45″  Carreira acadêmica em Linguística
12′:25″  Escrita colaborativa