DADOS TÉCNICOS:

Responsável(s):

Maria Aparecida Moura – CPINFO, Belo Horizonte, Brasil.

Data e local: Segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Contato: ddc-cpinf@proex.ufmg.br

Realização e disponibilização online:

Maria Aparecida Moura (CPINFO/UFMG)

Andréa Ferreira Souto (CPINFO/UFMG)

Renato Pedrosa (TV UFMG/UFMG)

Julius (Núcleo WEB/CEDECOM/UFMG)

Tema(s): Ciência, letramento, texto científico

Idioma(s): português

APRESENTAÇÃO

Na série Perfis, pesquisadores e professores de diferentes departamentos e laboratórios de pesquisa da UFMG refletem sobre a  trajetória acadêmica, o processo de criação, ciência, conhecimento, extensão universitária e os  elementos que constituem uma carreira científica.

Tempo: 27’16”

Sumário:
00’05” Ciência
01’30″ Formação acadêmica
03’45″ Orientação acadêmica
05’05″ Pesquisa na Educação
07’08″ Processo de criação
12’16″ Trajetória pessoal – percepção pública – 13’30″
15’50″ Letramento
20’22″ O leitor
22’35″ Texto científico
25’10″ Jovem pesquisador no campo da Educação

Perfil da entrevistada

Possui graduação em Letras Neolatinas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1953) e doutorado em Didática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1962). Atualmente é membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Foi membro do Comitê Assessor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Consultora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e conselheira da Communitee Economique Europeen, professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais, da Universidade Federal de Minas. É professora emérita da UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8530550473275266

Embed

2 Responses to “Entrevista com Magda Becker Soares”

1. Cinara

29. nov, 2010

Ia ser interessante ter esses perfis traduzidos para outras linguas, para que pesquisadores estrangeiros tenham acesso!

Reply to this comment
  2. Wellington Vinícius

14. jan, 2012

Será possível baixar esta entrevista para ser utilizada em sala de aula, por exemplo?

Grato.

Reply to this comment