FÓRUM
PERMANENTE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
PRINCÍPIOS
DA FORMAÇÃO DOCENTE
-
A formação do professor não se reduz a uma questão
técnica, mas envolve múltiplos saberes e dimensões
da vida humana – intelectual, corporal, afetiva, social, estética,
ética e cultural.
- Pela própria natureza do trabalho – formar seres humanos
– a formação de profissionais da educação
constitui-se num projeto de responsabilidade social que merece explicitar
respostas à seguintes questões: que sujeitos queremos formar?
Para qual projeto de sociedade? Quais os princípios e valores orientariam
este projeto?
- Formar docentes significa formar educadores, isto é, a licenciatura
deve ser identificada como um curso que forma educadores.
- Esse educador-docente deve ter uma sólida base teórica
em conhecimentos específicos das diferentes áreas e conhecimentos
pedagógicos. Deve saber pensar dentro de um campo científico
específico, mas deve saber, ainda, identificar modos de organização
desse campo, saber apresentá-lo, reconstruí-lo em diferentes
contextos de aprendizagem. O educador deve saber fazer-se entender nas
suas propostas de ação e projetos. Precisa reconhecer a
diversidade cultural de nossa sociedade como fonte de conhecimento e saber
lidar com ela na prática cotidiana, dialogando e trabalhando com
grupos.
- A prática cotidiana do professor deve ser, antes de tudo objeto
de reflexão, situando-se, neste contexto, a pesquisa como princípio
de formação.
EM
RELAÇÃO A UM PROJETO A SER ELABORADO PELA UFMG
-
Estruturar um espaço de diálogo intenso entre as diferentes
unidades da UFMG para garantir uma formação universitária
ao professor.
- Garantir a formação do professor como um campo científico
específico.
- Considerar a especificidade do objeto de trabalho da Faculdade de Educação,
respeitando os princípios éticos da pesquisa acadêmica
e rompendo com os antigos preconceitos criados a partir de modelos fragmentados
e reducionistas.
- Articular a licenciatura e o bacharelado como percursos distintos, mas
complementares, lembrando que o bacharel é o futuro professor do
ensino superior.
- Incorporar elementos da flexibilização curricular de modo
que o aluno possa sempre aproveitar sua formação anterior
e avançar em assuntos de seu interesse.
- Não pensar em modelos rígidos para toda a UFMG, mas dentro
de princípios gerais respeitar a especificidade dos cursos.
- Incorporar o espaço dos Centro Pedagógico (Escola de Ensino
Fundamental e Colégio Técnico) como prioritário para
os tempos de estágio.
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