FÓRUM PERMANENTE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

PRINCÍPIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE

- A formação do professor não se reduz a uma questão técnica, mas envolve múltiplos saberes e dimensões da vida humana – intelectual, corporal, afetiva, social, estética, ética e cultural.
- Pela própria natureza do trabalho – formar seres humanos – a formação de profissionais da educação constitui-se num projeto de responsabilidade social que merece explicitar respostas à seguintes questões: que sujeitos queremos formar? Para qual projeto de sociedade? Quais os princípios e valores orientariam este projeto?
- Formar docentes significa formar educadores, isto é, a licenciatura deve ser identificada como um curso que forma educadores.
- Esse educador-docente deve ter uma sólida base teórica em conhecimentos específicos das diferentes áreas e conhecimentos pedagógicos. Deve saber pensar dentro de um campo científico específico, mas deve saber, ainda, identificar modos de organização desse campo, saber apresentá-lo, reconstruí-lo em diferentes contextos de aprendizagem. O educador deve saber fazer-se entender nas suas propostas de ação e projetos. Precisa reconhecer a diversidade cultural de nossa sociedade como fonte de conhecimento e saber lidar com ela na prática cotidiana, dialogando e trabalhando com grupos.
- A prática cotidiana do professor deve ser, antes de tudo objeto de reflexão, situando-se, neste contexto, a pesquisa como princípio de formação.

EM RELAÇÃO A UM PROJETO A SER ELABORADO PELA UFMG

- Estruturar um espaço de diálogo intenso entre as diferentes unidades da UFMG para garantir uma formação universitária ao professor.
- Garantir a formação do professor como um campo científico específico.
- Considerar a especificidade do objeto de trabalho da Faculdade de Educação, respeitando os princípios éticos da pesquisa acadêmica e rompendo com os antigos preconceitos criados a partir de modelos fragmentados e reducionistas.
- Articular a licenciatura e o bacharelado como percursos distintos, mas complementares, lembrando que o bacharel é o futuro professor do ensino superior.
- Incorporar elementos da flexibilização curricular de modo que o aluno possa sempre aproveitar sua formação anterior e avançar em assuntos de seu interesse.
- Não pensar em modelos rígidos para toda a UFMG, mas dentro de princípios gerais respeitar a especificidade dos cursos.
- Incorporar o espaço dos Centro Pedagógico (Escola de Ensino Fundamental e Colégio Técnico) como prioritário para os tempos de estágio.