Interfaces apresenta dossiê do patrimônio universitário e potencial transformador da extensão

Nova edição da revista de extensão da UFMG evidencia o forte compromisso ético das instituições públicas de ensino superior

 

Capa do novo número da revista Interfaces da UFMG | Criação de Lucas Rodriguês Silva

Capa da revista Interfaces | Criação: Lucas Rodriguês Silva

A Proex lançou novo número da Interfaces – Revista de Extensão da UFMG. A publicação apresenta artigos e relatos de experiência de autores e autoras de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES).

Os textos propõem reflexões sobre as possibilidades emancipatórias da extensão e seu potencial transformador nas distintas esferas sociais.

Novo tempo 

O editorial – assinado pelo editor-chefe da revista, Leandro Diniz, – relembra “os duros golpes sofridos pelas IES nos últimos anos”. Em contraponto, o texto exalta “o início de um novo ciclo na política brasileira” e o “forte compromisso ético dessas intuições, notadamente as públicas”.

Leandro Diniz destaca ainda que “a extensão, em particular, desempenha um papel crucial nesse sentido, ancorada nos princípios da Política Nacional de Extensão Universitária (Pneu): interação dialógica; interdisciplinaridade e interprofissionalidade; indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão; impacto na formação do estudante e impacto e transformação social”.

Extensão socialmente orientada

Um dos artigos é de autoria de Loryne Viana de Oliveira, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que propõe uma reflexão sobre as possibilidades emancipatórias da extensão universitária socialmente orientada no contexto latino-americano. Já pesquisadores do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) apresentam a metodologia e os resultados de projeto que utiliza ferramentas digitais para disseminar, para diferentes públicos, técnicas de aproveitamento de água da chuva.

A Interfaces também traz artigo sobre a experiência de telerreabilitação desenvolvida pela UFMG. A ferramenta se mostrou útil, durante o isolamento social da pandemia de covid-19, para tratar crianças e adolescentes com doenças cardiopulmonares. Pesquisadores do Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Araquari, por sua vez, relataram ação exitosa de implantação das Interações Assistidas por Animais (IAA) em prol de objetivos recreativos, didáticos e terapêuticos.

Patrimônio universitário 

A segunda parte da revista é dedicada ao dossiê Patrimônio Universitário em Rede. O dossiê reúne artigos de diversos pesquisadores e docentes, os quais refletem sobre a necessidade de fortalecer os museus e as coleções universitárias no Brasil e no exterior.

Centro de Memória da Faculdade de Letras da UFMG, que faz parte da Rede de Museus da UFMG  - Foto Tayara Garrido

Centro de Memória da Faculdade de Letras é um dos espaços da Rede de Museus da UFMG | Foto: Tayara Garrido

O objetivo é divulgar esses espaços como lugares privilegiados para o exercício do diálogo entre distintos saberes, para a comunicação pública da ciência, para a construção da articulação socialmente referenciada da pesquisa, do ensino e da extensão e para a experimentação e invenção.

O dossiê foi organizado pelas professoras da UFMG Letícia Julião, da Escola de Ciência da Informação (ECI), e Verona Campos, da Escola de Belas Artes (EBA), e os servidores técnico-administrativos Marcus Silveira, da Rede de Museus, e Marcelo Novaes, da Faculdade de Letras (Fale).

Sobre a Interfaces

O periódico busca contribuir com análises e reflexões sobre os fundamentos, os conceitos, as experiências extensionistas e suas repercussões nos contextos nacional e internacional, buscando fortalecer o diálogo universidade com a sociedade e os processos de formação acadêmica e cidadã.

A periodicidade é semestral, e os números são publicados na página da revista.

Professores, estudantes e servidores técnico-administrativos do Brasil e do exterior envolvidos em pesquisas, projetos e atividades extensionistas podem submeter seus textos para publicação. Nesta página, os interessados encontrarão as instruções e normas de submissão.