Estação Ecológica UFMG inicia ações de recuperação ambiental

Plantio de mudas doadas começou no ‘quarteirão 15’ na área de preservação ambiental

 

Ação contou com o plantio de cerca de 400 mudas pertencentes a diversas espécies | Foto: Comunicação Proex

Equipes da Estação Ecológica, parceiros e voluntários se uniram na manhã de sexta-feira, dia 3 de dezembro, para participarem da primeira ação de plantio de 5 mil mudas doadas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) em março deste ano, por meio de chamamento público.

A ação ocorreu em área de preservação da Estação Ecológica que é conhecida por quarteirão 15, local que, no início deste ano, teve boa parte de sua área atingida por incêndio de grandes proporções.

Uma das participantes foi a estudante Maíra Vieira do curso de nutrição da UFMG. “É a primeira vez que participo de uma mobilização de recuperação ambiental. É uma experiência muito importante, que nos sensibiliza a olhar e a valorizar as áreas verdes urbanas. Belo Horizonte, por exemplo, carece de locais como este”, afirma.

As mudas doadas serão plantadas paulatinamente, e não em mutirão, em função de protocolos relacionados à prevenção da Covid-19.

Mais verde, mais vida

O ato também marcou o lançamento simbólico do projeto de extensão Mais verde, mais vida, que buscará colaborar com a construção de espaços urbanos ambientalmente mais equilibrados, desenvolver e estimular a realização de ações de recuperação de áreas degradadas na região de Belo Horizonte e assim minimizar os efeitos das mudanças climáticas.

O projeto é fruto de parceria da Estação Ecológica com os departamentos de Gestão Ambiental (DGA) e de Áreas Verdes (DAV) da pró-reitoria de Administração (PRA) da UFMG e instituições da comunidade externa.

As mudas foram produzidas no Viveiro Langsdorff, que fica em Taquaraçu de Minas, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O viveiro tem capacidade de produzir mais de 60 espécies da Mata Atlântica, todas adaptadas às condições climáticas e geográficas, já que derivam de sementes coletadas na região.

O evento de plantio deu início, ainda, às comemorações dos 30 anos da Estação Ecológica, que ocorrerão em 2022.

Outras informações podem ser obtidas por e-mail eeco.pampulha@gmail.com ou telefone 3409-2295