UFMG sediará a 4ª edição da Escola de Verão sobre Direitos Humanos

Curso de extensão será no campus Pampulha da UFMG em fevereiro de 2024; inscrições são gratuitas

Escola permitirá uma imersão dos cursistas no campo dos direitos humanos | Foto: Eduardo Maia/Proex UFMG

Evento possibilitará imersão dos cursistas no campo dos direitos humanos | Foto: Eduardo Maia/Proex UFMG

Estão abertas, até 20 de janeiro, as inscrições para a quarta edição da Escola de Verão ­- Educação em Direitos Humanos.

O curso de extensão será oferecido pela Cátedra Aberta de Direitos Humanos da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e pela UFMG, por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex).

As aulas vão ocorrer no campus Pampulha da UFMG, em Belo Horizonte, de 5 a 9 de fevereiro de 2024, das 9h às 17h (com intervalo para almoço).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário eletrônico. As vagas são limitadas.

A atividade é aberta a todos os interessados, em especial estudantes de graduação e pós-graduação, professores, servidores técnico-administrativos de universidades, gestores de políticas públicas e participantes de movimentos sociais e associações da sociedade civil.

Imersão

O objetivo é promover reflexões aprofundadas sobre teorias, práticas, lutas e desafios que caracterizam os direitos humanos no Brasil e nos demais países da América Latina.

As aulas serão ministradas por docentes de universidades públicas vinculadas à Cátedra de Direitos Humanos da AUGM. Os palestrantes vão propor uma abordagem multidisciplinar, enfatizando aspectos históricos, políticos, sociais, educacionais, jurídicos, subjetivos e culturais. “A Escola de Verão vai possibilitar uma verdadeira imersão dos cursistas no campo dos direitos humanos”, frisa a coordenadora do curso e pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga.

Aulas na UFMG serão ministradas por professores das universidades da Cátedra de Direitos Humanos da AUGM | Foto: Eduardo Maia/Proex

Além de docentes da UFMG, estão confirmadas, até o momento, participações de professores da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidad de Mar del Plata (Argentina) e Universidad de Valparaíso (Chile).

A carga horária será de 30 horas/aula e haverá certificado emitido pela UFMG para os participantes que concluírem 75% das atividades.

A programação completa e atualizações serão divulgadas no site da Proex.

Edições anteriores

A primeira edição da Escola de Verão ocorreu, em fevereiro de 2020, no campus Pampulha UFMG, e inaugurou as atividades da Cátedra, que foi lançada no final de 2019. A segunda edição foi realizada em 2021, dessa vez, de forma virtual, em função da pandemia de covid-19.

Já a terceira edição do evento voltou a ser presencial, na UFMG, em fevereiro de 2023 (vídeos das aulas estão disponíveis no YouTube).

A 4ª edição terá apoio da Universidade dos Direitos Humanos (UDH), diretoria vinculada à Pró-reitoria de Extensão, e da Diretoria de Relações Internacionais (DRI/UFMG).

Primeira edição da escola ocorreu, em fevereiro de 2020, na UFMG (Proex UFMG)

Primeira edição da escola ocorreu, em fevereiro de 2020, na UFMG.

Integração

A AUGM reúne diversas universidades do Brasil, incluindo a UFMG, e de outros países da América Latina. A escola é apenas uma dentre as diversas ações promovidas pela Associação para fortalecer a pauta dos direitos humanos no continente e a integração e cooperação entre os países da região.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail udh@proex.ufmg.br ou telefone (31) 3409-4065.