Proex concede 648 bolsas para apoiar 261 atividades de extensão

Programas, projetos e cursos da UFMG foram contemplados no resultado final do PBEXT

Projeto ‘Nepced na Escola’, da FaE/UFMG, que promove visitas a escolas de BH e região metropolitana, foi uma das atividades contempladas| Foto: Nepced na Escola

Duzentas e sessenta e uma atividades serão apoiadas pelo PBEXT, o programa da Pró-reitoria de Extensão (Proex) de fomento a bolsas para programas, projetos ou cursos.

O resultado final do edital 01/2022 foi publicado na terça-feira, dia 20 de dezembro. Foram avaliados pré-requisitos como a interação dialógica da Universidade com a sociedade e o impacto da proposta na transformação social.

Ao todo, serão concedidas 648 bolsas: 522 bolsas na modalidade PBEXT e 126 na modalidade PBEXT Ação Afirmativa.

O parecer conclusivo da Câmara de Extensão pode ser visualizado diretamente pelos proponentes no Sistema de Fomento da Proex.

As propostas contempladas sob condicionamento devem encaminhar a resposta ao condicionamento até 1° de março de 2023, pelo e-mail dafe@proex.ufmg.br

Foram inscritas 325 propostas (o prazo de submissão encerrou no dia 22 de julho).

Indicação de bolsistas

A Proex vai atribuir as bolsas às atividades, no Sistema de Fomento, até o período inicial de indicação dos bolsistas.

Os orientadores, por sua vez, deverão fazer a indicação, no sistema, de 1° março a 15 de março de 2023, conforme o cronograma.

A vigência das bolsas será de 12 meses (de março de 2023 a fevereiro de 2024).

Sobre o PBEXT

O objetivo é estimular a participação dos discentes na extensão universitária, de forma a contribuir para a sua formação acadêmica e despertar o espírito crítico e a atuação profissional pautada na cidadania, na função social da educação superior e na interação dialógica com a sociedade.

Podem apresentar propostas servidores docentes e técnico-administrativos em efetivo exercício na UFMG, que são os coordenadores das atividades.

As bolsas são distribuídas em duas modalidades: PBEXT, que são destinadas a estudantes de graduação em geral, e PBEXT Ação Afirmativa, que é aberta exclusivamente a estudantes de graduação classificados socioeconomicamente pela Fump ou que ingressaram na Universidade pelo sistema de cotas.

As propostas submetidas devem ser registradas previamente (com status ativo) no Sistema de Informação da Extensão (Siex).

Outras informações estão disponíveis nesta página.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail fomento@proex.ufmg.br