Perguntas Frequentes

O estudante deverá entrar em contato com o Centro de Extensão (Cenex) de sua unidade para se informar sobre os processos seletivos e as atividades desenvolvidas.

Os discentes da UFMG, tanto da graduação quanto da pós-graduação, podem atuar como bolsista em atividades extensionistas da Universidade vinculadas a editais públicos e programas da Pró-reitoria de Extensão da UFMG, iniciativas com financiamento externo ou como voluntário.

Os interessados podem consultar atividades de interesse no SIEX.

Outra dica é ficar atento a nosso site e redes sociais, por meio dos quais também são divulgadas as oportunidades.

Os proponentes devem ser servidores docentes e técnico-administrativos da UFMG e registrados previamente como coordenadores da atividade no Sistema de Informação da Extensão (SIEX). As submissões são feitas via Sistema de Fomento da PROEX.

Apenas o/a orientador/a, que deve ser docente em efetivo exercício na UFMG.

A indicação e a substituição de estudantes bolsistas poderá ser realizada pelos orientadores sempre no período de 01 a 15 de cada mês.

O bolsista selecionado deverá preencher corretamente o seu cadastro no Sistema de Fomento da PROEX e aguardar a sua vinculação no Sistema pelo orientador.

O bolsista deverá retornar ao Sistema de Fomento após o orientador vinculá-lo à bolsa. Nesse momento, deverá  informar o número do RG, o endereço eletrônico de seu currículo lattes e seus dados bancários (conta corrente no Banco do Brasil) para recebimento da bolsa.

Não será efetuado pagamento em conta poupança, conjunta ou de titularidade de terceiros.

O desligamento de alunos bolsistas poderá ser solicitado a qualquer momento, por meio do endereço eletrônico fomento@proex.ufmg.br

A seleção de estudantes para as atividades deve sempre ser precedida de edital. A seleção deverá ser realizada por meio de atividade escrita e outros
instrumentos acadêmicos definidos no documento, que deve ser precedido de ampla divulgação e prazo para inscrição de pelo menos oito dias subsequentes.

Refere-se à atuação em quaisquer tipos de atividade de extensão (programa, projeto, curso, evento e prestação de serviço) sem recebimento de
remuneração.

É importante ressaltar que a atuação voluntária não dispensa o cumprimento do Plano de Trabalho e a carga horária pactuada entre discente, coordenador/a e orientador/a da atividade.

Se o estudante recebe como bolsista referente à vínculo em atividade de extensão, ele não poderá ser beneficiário de outra bolsa paga por programas oficiais.

Exceção é para estudantes que atuam como extensionista voluntário, ressalvando a compatibilidade de horários e planos de trabalho pactuados.

Clique aqui para conhecer os procedimentos necessários para o registro de uma atividade de extensão no SIEX.

A solicitação pode ser encaminhada via e-mail à Assessoria de Comunicação, que é o setor responsável por gerenciar os canais de comunicação oficiais da Proex: comunica@proex.ufmg.br

Os interessados podem também solicitar apoio ao CENEX de sua unidade.