A Universidade Federal do Rio Grande do Sul promove, a partir do dia 16 de agosto, uma série de 11 palestras que têm como objetivo a reflexão sobre os sete eixos temáticos definidos para a Conferência Regional de Educação Superior na América Latina e no Caribe – CRES 2018. O ciclo Conferências UFRGS reúne intelectuais, atuais e ex-dirigentes da Universidade. A curadoria é do professor Carlos Alexandre Netto, ex-reitor da UFRGS entre 2008 e 2016.

A série de encontros do Conferências UFRGS vai até janeiro de 2018. A palestra de abertura é do atual reitor Rui Vicente Oppermann, que falará sobre o “Papel estratégico da educação superior no desenvolvimento sustentável da América Latina e no Caribe”. O evento ocorrerá às 19h da próxima quarta-feira (16), no Salão de Festas da Reitoria (Av. Paulo Gama, 110, 2º andar, Campus Centro).

As negociações que culminaram na adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram concluídas em agosto de 2015, durante a Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. O Brasil participou de todas as sessões de negociação intergovernamental, nas quais foram definidos 17 objetivos e 169 metas envolvendo temáticas diversas. O papel da educação superior neste aspecto, tema da palestra da Oppermann, é um dos eixos da CRES 2018. O encontro procurará ressaltar a importância do engajamento das instituições de ensino superior para que tais objetivos e metas sejam alcançados.

A CRES 2018 ocorrerá na Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, entre os dias 11 e 15 de junho do ano que vem. O evento marcará o centenário da Reforma Universitária, movimento que teve berço na própria cidade argentina e foi responsável por influenciar de forma decisiva o desenvolvimento do ensino superior na América Latina. As conclusões do evento farão parte da agenda preparatória dos países do continente para a próxima Conferência Mundial sobre o Ensino Superior, que será organizada pela Unesco. Outras informações sobre a programação acesse: https://www.ufrgs.br/cres2018ufrgs/.

Fonte: Pró-reitoria de Extensão - UFRGS